Operação Carro-Pipa auxilia na distribuição de água em Acrelândia

Como forma de enfrentar este longo período de estiagem, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), auxilia o processo de distribuição de água nas cidades do Acre que estão decretadas em situação de emergência.

No município de Acrelândia, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue com as ações da “Operação Carro-Pipa” para manter a regularidade do abastecimento, após o reservatório que abastece a cidade apresentar uma redução drástica em seu volume de água.

“No início de setembro, começamos a transposição da água de açudes que ficam ao lado da Estação de Tratamento para o nosso reservatório, e as constantes chuvas que caíram na localidade provocaram a sua elevação, que atualmente apresenta o nível de 2,30 metro, média considerada estável para a captação”, relata o gerente do Depasa em Acrelândia, Jander Mendonça.

O gestor informa que mesmo com estabilidade do reservatório, o trabalho de captação permanece constante observação, pois alguns pontos críticos da cidade necessitam de abastecimento feitos pelo carro-pipa.

“Como exemplo do apoio desta operação, estamos garantindo o acesso à água potável para os moradores do bairro da Portelinha, que fica situado na parte alta do município, onde a rede de distribuição tem pouca pressão”, destaca Jander Mendonça.