Oficina avalia avanços e desafios da Assistência Farmacêutica no Acre

As oficinas são realizadas em 15 estados brasileiros (Foto: Assessoria Sesacre)
As oficinas são realizadas em 15 estados brasileiros (Foto: Assessoria Sesacre)

Na manhã desta sexta-feira, 21, teve início a Oficina Estadual de Avaliação dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), no auditório da Faculdade Meta (Fameta).

Participam representantes dos conselhos e secretarias municipais e estadual de Saúde, Conselho Regional de Fármacia (CRF), Sindicato dos Farmacêuticos do Estado (Sindifac), além de estudantes de Farmácia e profissionais da classe da capital e de alguns municípios do estado.

O evento, que vai até sábado, 22, tem como objetivo promover um amplo debate com a sociedade, para avaliar o desenvolvimento da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e identificar os avanços alcançados e desafios apresentados para seu aperfeiçoamento.

A Oficina é realizada pela Escola Nacional de Farmacêuticos, em parceria com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e com o apoio do Sindifac.

A gerente estadual de Assistência Farmacêutica, Rossana Freitas, lembrou que presenciou o nascimento da Política de Assistência Farmacêutica no estado. “Ao longo de toda a história da Assistência Farmacêutica, pudemos presenciar sua transformação política de saúde pública bem definida, e isso muito nos orgulha”, declarou.

Durante os dois dias, os participantes da oficina discutirão temas como promoção do uso racional de medicamentos, financiamento e gestão da Assistência Farmacêutica e a universalidade do acesso à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos aqui para discutir o acesso da população a bens tão importantes e de grande necessidade que são os medicamentos”, explicou o presidente do Sindifac, Francisco Jusciner de Araújo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter