Obras do Ruas do Povo recomeçam

Maria da Conceição Lima Mesquita é uma entusiasta do Programa Ruas do Povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Maria da Conceição Lima Mesquita é uma entusiasta do Ruas do Povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Maria da Conceição Lima Mesquita é uma entusiasta do Programa Ruas do Povo. A pavimentação ainda não chegou à  Rua Triunfo, endereço da dona de casa há mais de 20 anos, mas nem por isso ela desanima: “Eu sei que uma hora chega e que o governo não pode fazer tudo de uma vez. Já está bem pertinho”, justifica. E está perto mesmo. As máquinas trabalham em ritmo acelerado para aproveitar ao máximo cada dia de verão amazônico. E foi sob o sol forte que o governador Tião Viana, ao lado do diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César, anunciou o reinício das obras de um dos mais programas sociais e de infraestrutura mais importantes de sua gestão.

O governador Tião Viana anunciou o reinício das obras do Ruas do Povo nesta terça-feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana anunciou o reinício das obras do Ruas do Povo nesta terça-feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

{xtypo_quote_right}Ver tudo isso acontecendo é um sonho pra todos nós{/xtypo_quote_right}O local escolhido para o reinício oficial dos trabalhos, que foram reduzidos durante o inverno, foi o Loteamento Altamira, ao lado do bairro Placas. Antônia da Silva Araújo, que mora no local há 11 anos, se emocionou e fez questão de festejar com o governador Tião Viana. “Quando eu cheguei aqui só tinha mato, lama e crime. Era difícil até pra polícia entrar. Eu fico aqui com os meus dois filhos e foi muita dificuldade. Perdi a conta de quantos sapatos perdi atravessando a lama que tinha nessa rua. Hoje eu vou e volto para o trabalho com os pés limpos e tenho mais segurança em deixar meus filhos em casa”, disse.

 

O local escolhido para o recomeço oficial dos trabalhos foi o Loteamento Altamira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O local escolhido para o recomeço oficial dos trabalhos foi o Loteamento Altamira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O programa Ruas do Povo vai pavimentar mais de 600 quilômetros de ruas em todo estado num investimento total que ultrapassa R$ 370 milhões. É um compromisso assumido pelo governador na campanha. “A minha alegria hoje é ver a transformação das comunidades. Quantas vezes ouvi mães reclamando da falta de água e hoje ela jorra no Altamira ou os pais que levavam os filhos pra escola sujos de lama. O tempo dos políticos que não honravam as promessas e destruíam os sonhos do povo ficou para trás. Aqui nós temos o apoio da presidenta Dilma e do prefeito Marcus Alexandre. Não importa quem faz, o importante é que estamos unidos pelo Acre”, disse Tião Viana.

A prefeitura de Rio Branco será parceira do governo nesta etapa do programa Ruas do Povo. O prefeito Marcus Alexandre assinou o convênio que integra a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) ao batalhão de homens e máquinas encarregados de dar continuidade às obras.

"Aqui nós temos o apoio da presidenta Dilma e do prefeito Marcus Alexandre. Não importa quem faz, o importante é que estamos unidos pelo Acre”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Aqui nós temos o apoio da presidenta Dilma e do prefeito Marcus Alexandre. Não importa quem faz, o importante é que estamos unidos pelo Acre”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

{xtypo_quote}Com a chegada das ruas já podemos pensar em outros equipamentos públicos como escolas, creches. Vamos sentar com a comunidade para discutir um local para construir uma praça e vou levar para o RBTrans a missão de fazer circular ônibus aqui dentro do Altamira.

Marcus Alexandre – Prefeito de Rio Branco.{/xtypo_quote}

Seu Francisco Viana tirou a manhã para observar o vai e vem das máquinas revolvendo a terra, espalhando o piche sobre a brita. “Eu moro aqui no Altamira há 11 anos. Era lama no inverno e poeira no verão. Tinha uns igapós onde a água dava no meio da perna e se quisesse sair de casa tinha que enfrentar isso. Ver tudo isso acontecendo é um sonho pra todos nós”, comentou.

O Ruas do Povo vai pavimentar mais de 600 quilômetros de ruas em todo estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Ruas do Povo vai pavimentar mais de 600 quilômetros de ruas em todo estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Mais de mil ruas serão pavimentadas em 2013

Seu Francisco Viana tirou a manhã para observar o vai e vem das máquinas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Seu Francisco Viana tirou a manhã para observar o vai e vem das máquinas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O programa Ruas do Povo avança a cada ano no objetivo de pavimentar todas as ruas dos 22 municípios acreanos que nunca receberam intervenção pública. “Esse programa é um sacerdócio para trazer mudança na vida das pessoas e é gratificante acompanhar os resultados. Vale a pena o esforço, as horas passadas longe da família, os finais de semana trabalhando. Antes para levar um doente ao hospital a família pensava duas vezes antes de enfrentar esse pouco mais de um quilômetro de rua por conta dos riscos que iria correr. Hoje os moradores estão com autoestima e a gente nota pelas casas que estão sendo reformadas, melhoradas”, disse o diretor do Depasa, Gildo César.

Marcus Alexandre assinou convênio que integra a Emurb ao programa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Marcus Alexandre assinou convênio que integra a Emurb ao programa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Frases

{xtypo_quote}Eu me sinto muito satisfeito hoje em ver essa sintonia que o governo tem com o movimento social e o quanto ele trabalha. A gente liga a TV e só vê o RR Soares tentando salvar almas ou o governador Tião Viana anunciando obras.

José Bernardo Souza Filho, o Panelada.{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}As comunidades estão muito satisfeitas com o programa que atende uma das nossas reivindicações mais clássicas: pavimentação das ruas. Isso significa qualidade de vida, direito de ir e vir, de mobilidade. Direito de não sujar os pés na lama, de não adoecer com a poeira.

Gilson Albuquerque, presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Bairro (Umarb).{/xtypo_quote}

Galeria de imagens

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest