Obras do Museu dos Povos Acreanos estão em fase de finalização

As obras de revitalização do futuro Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, estão em fase de conclusão. Em julho a construção foi retomada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra). A reforma, orçada no valor de R$ 34 milhões, conta com recursos do Banco Mundial e inclui toda a parte de mobília e os equipamentos tecnológicos e interativos. A instituição irá abrigar acervos importantes sobre a história e cultura do Acre.

Conclusão da obra está prevista para dezembro. Foto: Jean Lopes/Seinfra

De acordo com o gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar, as obras sofreram um atraso devido à falta de definição dos equipamentos para licitação. “Ficou mantida a instalação do museu, que será muito importante para a preservação da cultura e história do nosso estado. A conclusão está prevista para dezembro”, destacou.

“Avançamos no acabamento da obra, com início da pintura final. O próximo passo será a conclusão da fachada e o estacionamento”, ressaltou o engenheiro civil e fiscal da obra, Denis Cley Amorim.

Além da Seinfra, que é responsável pela fiscalização da execução das obras, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Fundação Elias Mansour (FEM) também participam dos preparativos para a instalação e  funcionamento do museu, que irá contar com um espaço, no primeiro pavimento, para o Café Mirante.

O espaço do futuro Museu dos Povos Acreanos faz parte da história do estado, visto que o edifício foi construído na década de 1960 e abrigou o Colégio dos Padres, e depois o Colégio Meta. O prédio é protegido pela lei nº 1294/99 que criou o Fundo de Pesquisa e Preservação do Patrimônio Cultural do Acre.

Conforme a legislação, o museu vai abrigar itens caracterizados como históricos, arqueológicos, paleontológicos, etnográficos, linguísticos, folclóricos, urbanísticos, arquitetônicos, artísticos, bibliográficos, cinematográficos, videográficos e audiofônicos que foram e são relevantes para o desenvolvimento sociocultural e para a preservação da identidade regional acreana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter