As obras de esgotamento sanitário do Segundo Distrito, orçadas em R$ 8 milhões, devem ser entregues à população pelo governo do Estado na primeira quinzena de setembro. O Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) está finalizando as 15 estações elevatórias, a rede coletora e o recalque da rede para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do São Francisco.
“Essa obra significa cobertura de 70% de esgotamento sanitário no Segundo Distrito, o que é uma grande vitória. A falta de coleta e tratamento dos esgotos e de condições de adequadas de saneamento pode contribuir para a proliferação de uma série de doenças. A ação vai além da qualidade de vida e da dignidade humana, é também uma obra que está ligada à melhoria das condições de saúde”, explica o diretor do Depasa, Felismar Mesquita.
A rede de coleta, o sistema de tratamento e a disposição final do esgoto formam o esgotamento sanitário. Todo o esgoto recolhido nas unidades habitacionais será transportado para a estação de tratamento com o auxílio das estações elevatórias – que têm a função de receber o esgoto vindo de vários sistemas isolados e “empurrá-lo” para as ETEs. Após o tratamento, o efluente tratado é despejado no Igarapé São Francisco, seguindo todas as normas do Ministério da Saúde e sem causar qualquer dano ao meio ambiente.