“O Programa Quero Ler mudou a minha vida”, diz professor

Professor Aparecido é alfabetizador do Quero Ler no Residencial Cabreúva, na Sobral (Foto: Stalin Melo)

O depoimento do professor Aparecido Cerdeira durante a aula inaugural da segunda fase do Programa Quero Ler, realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), chamou a atenção de todos os presentes. Ele, que alfabetiza doze pessoas no Residencial Cabreúva, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, foi enfático ao afirmar que o Quero Ler mudou sua vida. “Foi um divisor de águas.”

Ele conta que quando entrou como alfabetizador não tinha nenhuma expectativa. “Com o tempo, o Quero Ler não melhorou apenas a vida das pessoas que buscam o conhecimento das letras, mas a minha própria. Por meio do programa, mudei a mente.”

Cerdeira estuda na Universidade Federal do Acre (Ufac) e faz o curso de Letras/Espanhol. “A partir de agora, dessa experiência de poder lecionar no Quero Ler, quero ser professor, vou fazer uma nova formação pedagógica e atuar nessa área”, fez questão de dizer.

A segunda fase do programa vai alfabetizar 15 mil jovens e adultos em todo o Acre, trabalho que será realizado por 120 professores e 61 coordenadores. Mais duas etapas estão previstas – uma tem início em setembro e a outra no começo do ano que vem.

O depoimento do professor foi proferido durante o lançamento da segunda fase do Quero Ler em Rio Branco que foi realizado na segunda-feira, 8, com a presença do governador Tião Viana.

Leia também: Governo lança nova etapa do Quero Ler em Rio Branco: mais de 1.500 alunos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter