Brasil recebe título de grau de investimento pela agência S&P

Com esta nova nota, o país entra no grupo de países considerados de pouca possibilidade de inadimplência. Isso significa que o Brasil passa a ser visto como de baixo risco para aplicações financeiras de estrangeiros.

A nota de crédito (rating) para moeda estrangeira subiu de BB+ para BBB- com perspectiva estável e a nota para moeda local passou de BBB para BBB+, também com perspectiva estável. O rating para moeda local de curto prazo foi ajustado de "B" para "A-3".

O Brasil é a 14ª economia a ter seus créditos soberanos elevados para grau de investimento, segundo afirma a Standard&Poor´s.

"A atualização reflete a maturação das instituições do Brasil e do quadro político, como demonstra a melhora no âmbito fiscal e da dívida externa, além da melhora nas perspectivas de crescimento", afirma.

A Standard & Poor´s diz que apesar de muitos países "pares" do Brasil, que também possuem grau de investimento terem dívida pública líquida menor, o modo como o Brasil vem gerindo seus compromissos atenua qualquer risco de ficar inadimplente.

Os principais pontos forte selecionados pela agência para elevar a nota de crédito do país destacam-se:

– Taxas de inflação que têm conseguindo manter-se dentro da meta
– Perfil da dívida pública interna em sintonia com o dos demais países que obtêm grau de investimento
– Já entre as maiores fraquezas, a S&P alerta para:
– Grande endividamento líquido da máquina pública
– Alta rigidez do orçamento
– Impedimentos estruturais que mantêm o investimento e o crescimento inferior ao de outras economias também emergentes