Desenvolvimento

“O Acre está pronto para o agronegócio”, diz Gladson Cameli ao conhecer mega plantio de soja

Em visita a 700 hectares de plantação, governador afirmou que vai acabar com entraves que emperram o crescimento do agronegócio no Acre

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, afirmou que o Acre está pronto para crescer com o agronegócio, setor que vai permitir gerar emprego e renda, e inserir o estado, de uma vez por todas, na rota do desenvolvimento econômico e social do país.

Gladson Cameli conhece como é feita a colheita da soja; governador vai priorizar o agronegócio como grande filão para a geração de emprego e renda no estado (Foto: Odair Leal/Secom)

“O Acre está pronto para o agronegócio, porque acabou o tempo em que o produtor rural era perseguido por querer plantar. O tratamento para quem quer ajudar a desenvolver o Acre será outro”, afirmou o governador, ao conhecer de perto, neste sábado, 5, o mega plantio de soja do empresário Jorge Moura, na zona rural do município de Capixaba (a 80 quilômetros de Rio Branco).

A propriedade rural visitada pelo novo governador e pelo vice-governador, Wherles Rocha, tem 700 hectares de área de soja plantados, num investimento de mais de R$ 3 milhões, somente com maquinário.

Entusiasmado com o que viu, Gladson afirmou que chegou a hora de investir no campo e que vai garantir que a burocracia não impeça que novos investimentos sejam feitos no estado.

“Estou muito animado com o que vejo aqui. Isso mostra que é possível cultivar soja de excelente qualidade e é isso que vai revolucionar a economia, principalmente, gerando empregos para o nosso povo”, afirmou o governador, ressaltando que para empreender neste setor não será necessário desmatar a floresta.

“É só aproveitar o que já temos de área aberta. Vamos respeitar o novo código florestal e utilizar a tecnologia a nosso favor para aproveitar o máximo possível”, pontuou.

Acompanharam Gladson e Wherles, parlamentares eleitos, empresário do setor rural e técnicos do agronegócios.

Governador Gladson Cameli observa vastidão do plantio de soja; alternativa eficiente para o crescimento da economia do Acre (Foto: Odair Leal/Secom)

Empresário confia no novo governo do Acre

A propriedade rural visitada pelo novo governador, e que pertence ao empresário Jorge Moura, é um exemplo de que é sim, possível investir em culturas além das tradicionais. Ele aposta no dinamismo do jovem governador para que o Acre cresça como nunca aconteceu em outra época, no setor do agronegócio.

“Nós acreditamos no governador Gladson Cameli e, por isso, fizemos esse grande investimento. Nosso maquinário é o que há de mais moderno no mercado e tenho absoluta certeza que já deu certo. Temos terra de excelente qualidade e o clima é o que a soja precisa. Além disso, temos muita vontade e disposição para trabalhar”, disse Jorge Moura.

Grupo de empresários reunidos na fazenda de soja, em Capixaba; futuro promissor, no setor, para o Acre (Foto: Odair Leal/Secom)

Esta é a primeira vez que o empresário aposta no plantio de soja e a colheita está prevista para o próximo mês de abril. A estimativa é que a produção supere duas mil toneladas. “Isso apenas neste primeiro ano e, a cada novo plantio, nossa produção vai aumentar cada vez mais”, comemorou.

Acre, a fronteira estratégica para o desenvolvimento

Localizado na tríplice fronteira Brasil, Peru e Bolívia, o Acre está em uma posição privilegiada. A proximidade com os países andinos é a rota para alcançar um mercado de mais de 44 milhões de consumidores em potencial.

Além disso, com a conclusão da estrada do Pacífico, exportar a produção por meio dos portos peruanos diminui a distância e o tempo em relação os países asiáticos, um dos principais importadores de insumos brasileiros. Enquanto era senador, Gladson Cameli garantiu a liberação para que o Acre exporte carne bovina e de aves para Peru e Bolívia.

A partir de agora, com a implantação da cultura da soja, o estado se coloca novamente em localização estratégica. Toda produção pode ser escoada pelo porto graneleiro de Porto Velho(RO), por meio da hidrovia do rio Madeira.

Disposição de empresários locais por plantios de grãos mais promissores para a economia será incentivada pelo governo Gladson Cameli (Foto: Odair Leal/Secom)

A soja

Rica em proteínas, a soja é um dos alimentos mais consumidos do mundo. A planta originária da China e Japão é utilizada, principalmente, na forma de óleos, molhos, leites e rações para animais.

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Durante a safra 2017/2018, a produção nacional chegou a 119,3 milhões de toneladas, um recorde. O estado do Mato Grosso é o maior produtor do país.