Juruá recebe reforço com ambulância e equipamentos para casos de coronavírus

Visando garantir a segurança dos profissionais de saúde e também dos pacientes que precisam do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Saúde, encaminhou ao Núcleo da Regional Juruá, materiais e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de uma viatura com isolamento interno preparada para transportar os casos de coronavírus que possam surgir na região.

Viatura com isolamento interno preparada para transportar os casos de coronavírus que possam surgir na região Fotos: Cedidas

Teto, portas, piso, maca, colchão, prancha rígida, mobiliário, materiais e equipamentos, tudo é limpo e esterilizado a cada transporte de paciente. Os equipamentos de uso comum, como oxímetro, tensiômetro e aparelho de glicemia também recebem uma atenção especial.

“Essa ambulância ao deixar o paciente no hospital, passa pelo processo de descontaminação que é feito com um produto apropriado para a eliminação do vírus. A equipe também passa pelo mesmo processo assim como os materiais e equipamentos utilizados. Só depois disso é que ela estará pronta para receber novos atendimentos”, disse o gerente-geral do Samu no Juruá, Cleiton Costa.

Como todos os outros protocolos estabelecidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os profissionais em saúde também estabeleceram diretrizes para o atendimento aos casos suspeitos ou confirmados de coronavírus.

O cuidado começa quando o solicitante entra em contato através do número de emergência, caso reclame de sintomas semelhantes ao da doença, ele será questionado sobre viagens ou se fez contato com alguma das pessoas já confirmadas com a doença.

Teto, portas, piso, maca, colchão, prancha rígida, mobiliário, materiais e equipamentos, tudo é limpo e esterilizado a cada transporte de paciente Fotos: cedidas

A chefe do Núcleo Regional de Saúde do Juruá, Muana Araújo, explica que a partir dessa triagem é identificada a necessidade e a garantia da segurança tanto do paciente quanto do profissional. “Para nós é importante ter os equipamentos, a viatura apropriada e os profissionais capacitados neste momento de pandemia. Hoje não temos casos registrados nos municípios que fazem parte do Juruá, diante disso dispomos da oportunidade de nos preparar, buscando sempre a prestação do melhor serviço. Vamos manter as ações de prevenção e caso venha a acontecer e tivermos a necessidade de atender pessoas que precisem de um suporte maior, estaremos prontos”, comentou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter