infraestrutura

Novos poços artesianos reforçarão abastecimento de água em Cruzeiro do Sul

Em atendimento à solicitação do governador Gladson Cameli, engenheiros, geólogos e técnicos do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa/Rio Branco) deslocaram-se até Cruzeiro do Sul, nesta quarta-feira, 4, para realização do estudo de solo e identificação de locais estratégicos para perfuração de novos poços tubulares que reforçarão a captação de água no município.

Inicialmente, serão perfurados três novos poços em lugares estratégicos.  O primeiro a ser perfurado será no bairro João Alves, e o segundo no Aeroporto Velho. As novas fontes de água reforçarão a captação da estação de tratamento de água (ETA) que atende o município. A execução do serviço começa na próxima terça-feira, 10.

“A ETA capta água do igarapé São Salvador; atualmente, passamos mais de 9 horas só enchendo reservatório, para então distribuir a água aos nossos usuários. Quando ocorre um problema como quebra de bombas, por exemplo, a distribuição fica seriamente prejudicada. Os novos poços vão permitir melhorar muito o abastecimento”, informou o gerente do Depasa Cruzeiro do Sul, José Braz.

Engenheiros, geólogos e técnicos concluem estudo para perfuração de poços que reforçarão abastecimento de água em Cruzeiro do Sul Foto: Assessoria Depasa

A execução do serviço começa na próxima terça-feira, 10.  Num esforço conjunto, a obra será realizada pelo governo do Estado, por meio do Depasa e Secretaria de Infraestrutura, com apoio da diretoria de Infraestrutura no Juruá.  Além da perfuração dos novos poços, outros já existentes serão recuperados e todos os demais que compõem o sistema de abastecimento da cidade também receberão manutenção.

Segundo maior município do Acre, localizado em área de relevo, Cruzeiro do Sul tem necessidades específicas que demandam soluções diferenciadas. “Com os novos poços poderemos prestar um serviço bem melhor à população”, observou o diretor-presidente do Depasa, Luiz Felipe Aragão.

“Agradecemos o esforço e empenho do presidente e toda equipe do Depasa, bem como do secretário de Infraestrutura, Ítalo Medeiros, que não mediram esforços em atender à solicitação do governador e nos ajudar a concretizar esse projeto”, ressaltou José Braz.

Atualmente, o sistema de abastecimento de água do Depasa Cruzeiro do Sul conta com 48 pontos de distribuição (poços artesianos) e uma ETA. A estrutura leva água tratada a 25 mil usuários. A distribuição é feita de maneira alternada, dia sim, três não.