Novos gestores escolares de Cruzeiro do Sul são empossados

Com participação de Rubiluci Almeida

A Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Núcleo de Educação do município de Cruzeiro do Sul, empossou na tarde, desta segunda-feira, 3, 44 profissionais da educação tanto da zona urbana como rural, eleitos e reeleitos para a função de gestores escolares da rede estadual de ensino, para o mandato de quatro anos (2020 a 2023). A solenidade de posse foi realizada no auditório do Núcleo da SEE.

Conforme destacou Ruth Bernardino, coordenadora Estadual de Educação em Cruzeiro do Sul, ao tomarem posse os gestores assumem um compromisso com a sociedade cruzeirense e são responsáveis com todos os aspectos pertinentes às rotinas educacionais. Seu foco primordial é a obtenção de resultados, de empenho na execução de uma liderança exemplar, de relevância do currículo e da participação ativa de toda comunidade escolar, inclusive a família.

“É um comprometimento com a sociedade, com o processo democrático, através das eleições, que escolhe seus representantes escolares, enriquecendo todo o processo educacional em nossas unidades”, frisou a coordenadora.

Profissionais da educação são empossados em Cruzeiro do Sul Foto: Onofre Brito

Para Lizane Negreiros, que continua o mandato à frente da Escola de Ensino Fundamental I Divina Providência, o gestor precisa ter muita coragem e dedicação, trabalhando sempre com foco na aprendizagem do aluno.

“Gerir uma escola hoje, além da ação de compromisso, é uma ação positiva focar no aprendizado das nossas crianças e contribuir com nossa sociedade”, comentou Lizane.

De acordo com Suely Vale, nova gestora da escola de Ensino Fundamental Professora Quita, esse é um desafio que enriquecerá seu currículo. “Eu me propus a participar desse desafio, vencemos as etapas que nos foram colocadas e acredito que será um quadriênio cheios de grandes emoções, de grandes lutas, mas também, de grande aprendizado e de muito sucesso. O aluno merece, eu e minha equipe estamos dispostos a fazer com que tenham um ensino de qualidade”, destacou Suely.

Atendimento em Cruzeiro do Sul

A rede estadual de ensino em Cruzeiro do Sul tem ao todo 45 unidades escolares com equipe gestora. Destas, 24 são escolas urbanas e 21 são escolas rurais. Tem ainda, 19 escolas sem equipe gestora (administradas por um professor responsável) e seis escolas indígenas. Ao todo, são em média de 17.889 alunos da rede, conforme o Censo escolar de 2019.

Das 24 unidades escolares urbanas, a escola de Ensino Médio Craveiro Costa é a única no município em tempo integral, a escola de Ensino Fundamental II e Médio Dom Pedro I é a única militar, dirigida pelo Corpo de Bombeiros. E a partir deste ano de 2020 a cidade terá implantada a primeira escola Cívico-Militar, Madre Adelgundes Becker, que será dirigida pela Polícia Militar.

A solenidade de posse foi realizada no auditório do Núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul Foto: Onofre Brito

Gestão Democrática

O processo eletivo para escolha de diretor escolar tem amparo na Lei Complementar nº 39/1993 considerando a previsão contida no Art. 5º da Lei nº 3.141 de 22 de julho de 2016, que dispõe sobre a gestão democrática das unidades escolares da rede pública estadual de educação básica do Acre.

O provimento para função de diretor escolar se dá mediante processo de certificação, eleição, designação e curso de formação continuada em serviço, direcionado aos diretores eleitos pela comunidade escolar. Os candidatos aprovados no processo de certificação foram submetidos à eleição pela comunidade escolar nas unidades de ensino, sendo que o mandato do diretor é de quatro anos, com direito a uma reeleição consecutiva.

O processo de eleição é destinado aos servidores docentes e não docentes certificados, bem como os diretores em hipótese de recondução. A comissão paritária responsável pela elaboração do regimento único da eleição  foi instituída por meio da portaria n° 2.901, de 22 de outubro de 2019.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter