Novo sistema de captação e revitalização da ETA no Jordão garantirá aumento da capacidade de abastecimento de água

Para aumentar a capacidade de abastecimento de água e melhorar o atendimento aos usuários do sistema de abastecimento de água no município de Jordão, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) investe em um novo sistema com captação de água no rio Tarauacá.

A intervenção para mudar a captação, que atualmente é feita no igarapé São João, para o rio Tarauacá, deve ser realizada ainda no primeiro semestre de 2021.

Para melhorar o abastecimento de água no município de Jordão, governo do Estado, por meio do Depasa, investe em novo sistema de captação no rio Taraucá Foto: Cedida.

O igarapé atualmente explorado para captação de água de Jordão tem um regime intermitente, e nos períodos de estiagem apresenta redução drástica de sua vazão, o que chega a inviabilizar o abastecimento no período do chamado verão amazônico.

O rio Tarauacá é o maior manancial disponível na região. A captação no Tarauacá dará maior segurança operacional à unidade do Depasa no Jordão. Dessa forma, o sistema de abastecimento de água do município não precisará passar por intervenções relativas à vazão de captação de água bruta pelos próximos 20 anos.

E para reforçar o abastecimento, uma segunda Estação de Tratamento de Água (ETA) também entrará em funcionamento. “ Já no ano que vem, nossas equipes que trabalham com ETA’s irão ao município para colocar em funcionamento uma ETA menor, que vai complementar a vazão da estação maior”, explicou o diretor de operações do Depasa, Alan Ferraz.

Manutenção corretiva

Com os projetos de melhorias em fase de execução, equipes da área operacional do Depasa continuam mobilizadas para as manutenções preventivas e corretivas para manter o abastecimento de água do município.

A operação mais recente foi para substituir o transformador que alimenta a estação de captação e instalar um novo quadro de comando para as bombas da captação.

“O abastecimento de água tratada, mesmo nos locais mais distantes é uma das prioridades da gestão Gladson Cameli. Com esse objetivo, todos os dias empenhamos recursos materiais e humanos, contando sempre com a dedicação e o profissionalismo de gestores e técnicos do Depasa em todo o estado”, enfatizou a diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter