Realidade Virtual

Novas tecnologias: óculos de realidade virtual atrai público de todas as idades na Expoacre

Seja para entretenimento ou com fins educativos, a tecnologia chama a atenção de crianças e adultos. Durante a Expoacre os visitantes têm tido a oportunidade de viajar no tempo e conhecer a evolução da tecnologia através de diferentes objetos.

Os óculos de realidade virtual é uma das atrações que têm feito sucesso no estande da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Adão Rios é técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional há 24 anos e conta com orgulho sobre o trabalho com a tecnologia.

“É algo surpreendente poder proporcionar às pessoas esse contato com o que há de mais moderno hoje em dia. É muito gratificante. A experiência com os óculos com a realidade em 3D é envolvente, imersiva e interativa”, conta.

Experiência confirmada por Samuel Gomes de Souza, de 10 anos. “É muito real. Deu medo!”.

Realidade Virtual é uma tecnologia que induz efeitos visuais Foto: Edson Brunno

O aplicativo utilizado nesta terça-feira, 30, levou os visitantes a um passeio por um parque repleto de dinossauros. Dentro desse ambiente é possível ver de perto os animais pré-históricos passeando, se alimentando, além de outras surpresas reservadas ao usuário.

“Achei incrível! Vi diversas espécies andando e de repente veio um correndo na minha direção. É muito real! Adorei”, conta, empolgada, Maísa Dantas, de 8 anos de idade.

Segundo Rios, em eventos como esses os óculos são utilizados como entretenimento, porém, no dia a dia a equipe utiliza o recurso com aplicativos educativos, demonstrando o sistema solar, a viagem pelo cérebro e pelo corpo humano.

Janaína Dantas, a mãe de Maísa, também resolveu experimentar a realidade virtual. “É maravilhoso e ativa a nossa curiosidade de saber como era antigamente, saber sobre essa evolução. Se toda criança tivesse acesso a essas tecnologias, acredito que o interesse pelo conhecimento iria aumentar. A possibilidade de interação também é algo incrível. Você fica realmente com vontade de saber mais”, afirma.

O que é a realidade virtual?

Realidade Virtual é uma tecnologia que induz efeitos visuais, sonoros e até táteis, proporcionando ao usuário uma experiência completa em um ambiente simulado.

Com o uso da estereoscopia (técnica que consiste no registro simultâneo de uma imagem, a partir de pontos de vista diferentes) é criada a ilusão de profundidade, gerando duas imagens diferentes, uma para cada olho. O efeito consiste na interpretação do cérebro de que as duas imagens na realidade são uma só.

A tecnologia que primeiro começou com fotos, hoje é utilizada em filmes e ambientes tridimensionais gerados por computador. Tecnologias atuais são capazes de interagir em sincronia com o movimento da cabeça do usuário e produzir um efeito tridimensional (3D) impressionante.