Novas tecnologias desenvolvem a pecuária acreana

Pecuaristas acreanos conhecem em campo técnicas de confinamento para aumentar produtividade do rebanho (Foto: Leônidas Badaró)
Pecuaristas acreanos conhecem em campo técnicas de confinamento para aumentar produtividade do rebanho (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap), tem desenvolvido parcerias com a iniciativa privada para fomentar a pecuária sustentável no estado.

Durante esta terça-feira, 29, mais de 100 criadores de gado do Acre participaram de um dia de campo para conhecer novas técnicas que aumentam de forma significativa a produtividade do rebanho.

Em uma fazenda às margens da BR-317, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que está sendo feito na propriedade com o gado criado em confinamento, como forma de engordar os animais de forma mais rápida.

A primeira parte foi a apresentação do confinamento semi-intensivo, no qual o gado é alimentado com ração e farelo de milho e também faz uso do pasto.

Em outra parte da propriedade foram apresentados os resultados dos animais que estão em confinamento, sendo alimentados apenas com grão inteiro de milho e ração, sem o uso da pastagem.

“Hoje, para um gado de qualidade, que possa entrar em qualquer mercado, é preciso tecnologia. Nós estamos aqui mostrando uma tecnologia que é possível para o grande criador de gado que tem 10 mil animais, como para aquele que tem apenas 50”, afirma Alexandre Foroni, pecuarista de Rondônia que utiliza a técnica há vários anos.

Governo fortalece parceria com pecuaristas

O secretário da Seap, José Carlos Reis, prestigiou o dia de campo na propriedade rural e fez questão de ressaltar a importância de o governo estar atento e se aproximar cada vez mais do setor privado.

Alexandre Foroni (D), pecuarista de Rondônia, falou sobre as vantagens da técnica usada em seu rebanho (foto: Leônidas Badaró)
Alexandre Foroni (D), pecuarista de Rondônia, falou sobre as vantagens da técnica usada em seu rebanho (foto: Leônidas Badaró)

O objetivo é fazer com que a tecnologia esteja disponível a todos os produtores rurais. “Estamos aqui parabenizando esses trabalhadores, que estão buscando cada vez mais uma pecuária sustentável. Nossa intenção é fazer com que essa tecnologia também chegue aos pequenos e médios produtores”, destaca.

O grande fator que chama a atenção dos pecuaristas é o ganho rápido de peso. No sistema de confinamento, cada animal aumenta 1,5 quilo por dia.

“Essa técnica de confinamento com grão inteira é uma realidade em todo o país, e nós estamos provando que dá certo. Este aqui é o fruto da integração lavoura pecuária, que acreditamos e agora estamos colhendo os resultados”, diz Roque Júnior, pecuarista e proprietário da área onde foi realizado o dia de campo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter