Novas ferramentas de gestão pública são apresentadas a gestores do Estado

A equipe da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) se reuniu com gestores de todos os órgãos estaduais nesta terça-feira, 18, no auditório da Biblioteca Pública, para apresentar os sistemas de gestão estadual. Trata-se de novas ferramentas eletrônicas para agilizar o gerenciamento de convênios, de operações de crédito e de gestão administrativa no âmbito da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional.

Novas ferramentas foram instituídas pelo Decreto 8.584 de 7 de abril de 2021, que normalizou os programas eletrônicos Foto: Marcos Vicentti.

As novas ferramentas foram instituídas pelo Decreto 8.584 de 7 de abril de 2021, que normalizou os programas eletrônicos, que são: o Sistema de Gerenciamento de Convênios (utilizado para realizar o gerenciamento da carteira de Emendas Parlamentares e Convênios celebrados entre o Estado do Acre e a União), o Sistema de Gerenciamento de Operações de Crédito (utilizado para realizar o gerenciamento da carteira de investimentos oriundos de recursos de Operações de Crédito Nacionais e Internacionais) e o Sistema de Gestão Administrativa (utilizado para realizar o acompanhamento dos processos de compras e aquisições e a gestão administrativa e financeira dos contratos administrativos).

De acordo com o titular da Seplag, Ricardo Brandão, a reunião teve o objetivo de apresentar aos gestores estaduais todas as ferramentas gerenciais que estão à disposição de cada gestor público estadual para que facilite o serviço público.

Secretário da Seplag, Ricardo Brandão, disse que o objetivo das ferramentas é facilitar o serviço público Foto: Marcos Vicentti.

“Nosso foco é captar recursos e transformá-los em resultados sociais. E é através da gestão, com apoio de ferramentas gerenciais, que iremos conseguir fazer. Queremos pedir que os gestores aumentem a utilização dessas ferramentas para que com isso possamos melhorar dia após dia a prestação dos serviços junto à nossa sociedade”, ressaltou o secretário da Seplag.

De acordo com o decreto, a adesão, implantação e utilização dos Sistemas serão obrigatórias a todos os órgãos e entidades do Poder Executivo, com a finalidade de promover a eficácia, eficiência e transparência da gestão pública estadual. O processo de implantação deverá ser executado no prazo máximo de 60 dias a contar da publicação do decreto. Todas as ferramentas estão disponíveis pelo site http://servicos.seplag.ac.gov.br/.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter