combate ao desperdício

Nova interligação elimina problema de abastecimento de água no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco

Após minucioso estudo de medição de vazão em trecho da rede de abastecimento de água de Rio Branco, o Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) concluiu esta semana a intervenção que eliminou problemas na travessa São José e rua Belo Horizonte, no bairro Ivete Vargas.

Há mais de dois anos, os moradores do local sofriam com a falta de agua.  “Às vezes passava dias sem cair, quando chegava era fraca, não subia na caixa”, informou Maria Gorete Silva, uma das moradoras.

Com objetivo de  resolver o  problema, a diretoria do Depasa iniciou estudo para identificar o que impedia a água de chegar à região. De acordo com a equipe técnica, a baixa vazão  era o motivo da falta de água nas ruas, que estavam na ponta de rede.

A solução foi fazer uma nova interligação da rua Minas Gerais, com uma rede de 300mm. Além de resolver o problema na travessa São José e na rua Belo Horizonte, a medida permitirá reforçar o abastecimento em toda parte baixa do Ivete Vargas e locais próximos, atendidos pela mesma rede.

Moradores comemoram intervenção que solucionou problemas no abastecimento de água do bairro Ivete Vargas.  Foto Assessoria Depasa

A execução do serviço agradou os moradores que fizeram questão de convidar a diretoria do Depasa ao local, para agradecer pessoalmente. “Eu tenho apartamentos alugados, e sem água comecei a perder inquilinos. Reclamei, e graças a Deus o Depasa veio e atendeu nosso pedido. Estou muito muito feliz”, disse Rosiane Pereira.

O diretor de Operações do Depasa, Luiz Anute, destacou a importância do trabalho de pitometria (medição de vazão) para melhorar o abastecimento de água na capital. “Na rede antiga, é possível haver perdas de pressão. Com a equipe que faz a medição de vazão, temos feito o estudo nessas regiões e, a partir disso, programar as intervenções necessárias para que as pessoas possam ter água em casa”.

O abastecimento de água do bairro Ivete Vargas é feito pelo Reservatório Central. A distribuição ocorre diariamente, sempre pela manhã.

Atendimento ao cliente

Com o objetivo de atender melhor seus usuários, o Depasa mantém central de apoio ao cliente. Dúvidas, sugestões e reclamações podem ser comunicadas pelo telefone 0800 717 77 11. A ligação é gratuita e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h e aos sábados das 7 às 12h.

“Trabalhamos para levar serviços essenciais à população. Nossas equipes estão sempre de prontidão. Contamos sempre com o apoio da população, que, ao apresentar suas demandas, nos auxilia a encontrar soluções”, destacou o diretor-presidente do Depasa, Luiz Felipe Aragão.