Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Diretoria de Assistência, esclarece que é inverídica a informação de que na UPA do Segundo Distrito os corpos dos pacientes que morreram por Covid-19 estão mal acondicionados ao lado de depósitos de lixo.

Na referida UPA, que é referência para testes, internação e tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Rio Branco, o local usado para colocar os corpos, antes que estes sejam recolhidos pelas funerárias, está localizado ao lado de um depósito já desativado e desinfetado que servia para os resíduos sólidos hospitalares comuns.

Esse depósito já não existe mais desde que a UPA se tornou referência para Covid-19, mas tão somente a placa, que não foi retirada. Além disso, o contêiner, usado para o recolhimento dos resíduos comuns da unidade, está distante a pelo menos 50 metros do recinto onde são colocados os cadáveres.

Segundo explica a gerente da unidade, Dora Vitorino, o espaço foi preparado exclusivamente para colocar as vítimas da infecção, antes de seu traslado até o cemitério, e que o ambiente está adequado ao que exige os padrões da Vigilância Sanitária, arejado, com portão corrediço e cortina de tecido TNT preta ao longo da estrutura.

Quanto à grade que estava aberta, ela explica que isso ocorreu porque os próprios familiares abriram para ter acesso ao local, cujo procedimento é permitido para que a família vele a vítima por até uma hora, antes de ser ser levada para sepultamento.

Quanto ao acondicionamento dos corpos, eles seguem ao padrão do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, que é o de embalar em grandes sacos apropriados para pessoas que faleceram por doenças infectocontagiosas.

A Sesacre respeita a dor e o luto dos familiares, em momentos tão difíceis a que todos estão passando e repudia notícias falsas, distorcidas ou repassadas de forma incompleta, tornando a pedir à população que acessem os sites oficiais, como o Notícias do Acre, no endereço agencia.ac.gov.br, além daqueles já considerados confiáveis.

Rio Branco, AC, 20 de maio de 2020.
Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter