No tom da vida nova, reeducandos concluem curso de violão em presídio de Rio Branco

Cultura, conhecimento, contato com a arte e a aquisição de novas habilidades. Foi pensando nisso que o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) disponibilizou, durante seis meses, o Curso Prático de Violão – No Tom da Vida Nova a 14 presos da Unidade de Regime Fechado nº 3 de Rio Branco. Os reeducandos concluíram o curso nesta segunda-feira, 23.

Alegria e muita moda de viola embalaram o encerramento, com apresentações musicais na presença de familiares. Além dos conhecimentos adquiridos, o certificado contribui para a diminuição da pena dos reeducandos.

O curso teve duração de seis meses e foi realizado dentro da própria Unidade Foto: Iapen

De acordo com o diretor da unidade, Tiênio Costa, os reeducandos demonstraram interesse em aprender a tocar o instrumento, sendo que o próprio presídio já dispunha dos violões para as aulas. “A equipe identificou um dos presos que sabia tocar o instrumento e que se dispôs a ensinar os demais. Assim, a turma foi montada e os detentos eram reunidos três vezes por semana”, disse.

O reeducando Osmir D’Albuquerque Neto foi o instrutor dos demais detentos e explicou que a atividade ajudou os colegas do cárcere a enfrentar o dia a dia. “O objetivo é tirar a cabeça do reeducando as coisas ruins e colocar aquelas que sejam profícuas para ele, que deem um novo horizonte”, disse.

Aluno do curso, o detento Maurício Diniz explicou que não sabia nem como pegar no violão e que não acreditava que tivesse aptidão para tocar o instrumento. “Hoje eu toco várias músicas. O curso foi uma distração para a minha cabeça, pois eu já estava com a mente um pouco atribulada”, ressaltou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter