Negócios e Lazer

No programa Fale Com o Governador, Gladson Cameli entra no ritmo da Expoacre 2019

Na edição do programa Fale com o Governador desta segunda-feira, 22, Gladson Cameli entrou no ritmo da Expoacre 2019, a maior feira de agronegócios do estado, que será realizada de 27 de julho de a 4 de agosto, no Parque de Exposições Wildy Viana.

Contando ainda com a presença dos secretários de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt, e de Meio Ambiente, Israel Milani, a Expoacre foi o tema que norteou quase todo o programa.

Gladson Cameli comentou que as obras de reestruturação do espaço da feira seguem a todo vapor. Só na limpeza, mais de 500 caçambas com entulhos já foram retiradas do local. Além disso, também está sendo feita a recuperação das ruas e da parte hidráulica de todo o parque, junto com a reforma completa das arquibancadas e do palco da arena de rodeio. Tudo isso em esforço conjunto de diversas secretarias e parceiros e até mesmo com a atuação de reeducandos do sistema prisional.

Expoacre 2019 foi tema que norteou está edição do Fale Com o Governador Foto: Diego Gurgel/Secom

Para abertura da Expoacre, já está confirmada a presença de quatro governadores do Amazonas, Rondônia, Roraima e Mato Grosso. E as novidades deste ano incluem o funcionamento do parque durante o dia e à noite, com a mudança da Casa Civil e das secretarias de Estado para dentro do parque.

Para Gladson Cameli, o objetivo é ainda procurar maneiras de usar o Parque de Exposições durante o ano todo, não apenas na Expoacre.

“Quando acabar a feira, vamos entrar num consenso, porque eu não vou deixar que o parque fique um ano fechado. Aí na época da Expoacre novamente lá vai o governo ter que desembolsar milhões para recuperar. Por que não utilizar para o bem da sociedade o parque durante todo o ano? E eu tô falando de parcerias com o Sebrae, com o Sistema S, com o próprio Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, destaca o governador.

Valorizando os servidores

Outro assunto tocado durante o programa foi a liberação de mais de R$ 300 milhões em julho em três folhas de pagamento. No dia 19, o governo pagou a segunda parcela do 13° atrasado do ano passado. Já no dia 26 será liberado o salário do mês, mais a metade do 13° deste ano para todos os servidores públicos estaduais.

Gladson Cameli comentou ainda que também está pagando a metade do 13° salário dos servidores do Pró-Saúde, além da gratificação de Valorização do Desempenho Profissional (VDP) dos professores.

“Fazemos um esforço para conseguir pagar o servidor em dia e fazemos esse reconhecimento investindo no pagamento das gratificações que eles merecem. Que pena que nem todos podem receber gratificações, porque as condições não deixam, mas eu tenho procurado conversar com todos os sindicatos”, conta.

Um programa para todo o Acre

Secretários de Estado Eliane Sinhasique, Paulo Wadt e Israel Milani também participaram do programa Foto: Diego Gurgel/Secom

O Fale Com o Governador desta segunda marcou algumas mudanças pontuais em sua estrutura, como a presença de repórteres do Rádio Aldeia FM nas comunidades, com cidadãos fazendo perguntas ao vivo para Gladson Cameli.

A transmissão acontece ao vivo, em cadeia, por meio das rádios AM e FM da Rede Pública de Comunicação, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Aldeia FM.

A presença do governador Gladson Cameli foi um pouco mais curta nesta edição, precisando sair mais cedo para cumprir agendas de governo em Assis Brasil. Os secretários Eliane Sinhasique, Paulo Wadt e Israel Milani assumiram o restante do programa, comentando avanços de suas pastas.