No Juruá, Sesacre intensifica ações de educação em saúde e assessoria técnica

Com o objetivo de fortalecer as ações em educação em saúde, assessoria técnica e articulações junto aos municípios, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), desenvolveu nesta última semana, na região do Juruá, uma série de atividades.

Ações também foram realizadas em Marechal Thaumaturgo. Foto: Cedida

A maioria das ações se concentrou em Cruzeiro do Sul, tendo em vista que a cidade é a referência para os municípios que compõem a regional e, ainda, aos estados e países vizinhos. As demais atividades ocorreram em Marechal Thaumaturgo.

Núcleo de Doenças Crônicas e Transmissíveis

O Núcleo de Doenças Crônicas e Transmissível realizou assessoria a descentralização do diagnóstico e tratamento da hanseníase, bem como ações integradas de monitoramento, assessoramento e treinamento em  serviço nas ações do programa de controle da tuberculose e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) para hanseníase e tabagismo.

Departamento de Assistência Farmacêutica

O Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica (DAF) realizou monitoramento dos serviços farmacêuticos na regional do Juruá, tanto na Farmácia Central da gestão municipal, como nas unidades hospitalares de média complexidade.

A Farmácia Central do município de Cruzeiro do Sul encontra-se bem estruturada, com suporte de profissional farmacêutico, documentação perante os órgãos de controle regular e dispensação de medicamentos com registro no Horus, que é o sistema habilitado pelo Ministério da Saúde.

Na Oportunidade, o DAF apresentou à gestão municipal alguns programas ministeriais como o da Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar), bem como algumas políticas públicas de alternativas terapêuticas, a exemplo da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

“Ainda em visita às unidades hospitalares, promovemos, junto a gerência farmacêutica e gerência clínica, a atualização e revisão do elenco de medicamentos de média complexidade, atendendo então às necessidades dessas unidades situadas no município de Cruzeiro do Sul, frente a população da regional do Juruá”, relatou a chefe do DAF, Thisiane Oliveira.

Ações integradas entre núcleos

O Núcleo de Educação e Saúde, Núcleo de Saúde do Adolescente, Núcleo do Programa de Saúde na Escola e Núcleo de Saúde das Populações Prioritárias desenvolveu, tanto em Cruzeiro do Sul, quanto em Marechal Thaumaturgo, oficinas de alimentação saudável na escola com o recorte para a Saúde Indígena, o monitoramento das ações de Educação em Saúde contempladas no plano de ação das doenças diarreicas, apresentação da Política de Atenção integral à Saúde do Adolescente e Gravidez na adolescência.

Ainda, realizaram uma reunião com a gestão para articulações junto a Saúde Indígena, Educação em Saúde, Programa Saúde na Escola e Saúde do Adolescente, e se reuniram com a coordenação do Polo Base de Saúde Indígena do Distrito de Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá (Dsei-ARJ).

Ainda, foram pactuadas ações e alinhamento de demandas junto à Saúde Indígena do Município, Estado e União, e visita a comunidade Apolima Arara para escuta qualificada com as lideranças.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter