No GovCast, secretário destaca ações da Segurança Pública do Acre

Investimento na estrutura da Segurança Pública, ações desenvolvidas, segurança nas escolas e programas sociais foram alguns dos assuntos que estiveram em pauta no GovCast, programa de podcast do governo do Acre, desta quinta-feira, 11.

Os jornalistas Elenilson Oliveira e Aline Vieira receberam no estúdio da Rádio Aldeia, em Rio Branco, o diretor da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel José Américo Gaia, para conversar sobre os principais temas sobre segurança que estão em pauta no Acre e no país.

GovCast desta semana recebe o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel José Américo Gaia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Em matéria publicada na Agência de Notícias, a Diretoria de Inteligência e Análise Criminal da Sejusp informou que as ações dos órgãos que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) resultaram em uma redução de 21% no número de mortes violentas e 35% dos crimes de roubo ou furto denunciados pela população no mês de abril de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Existe um empenho muito grande nas forças que compõem o Sisp – principalmente a Polícia Militar e a Civil -, com um novo modelo de policiamento; uma ação mais presencial nas ruas e nas localidades mais sensíveis que, com base nos dados da Análise Criminal Estatística da Sejusp, combinado com os demais núcleos, gera um policiamento mais eficiente”, afirma o secretário.

Secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Entre os destaques no investimento da estrutura da Segurança Pública, o coronel destaca a construção do Batalhão Comunitário, na Cidade do Povo, que terá uma interação maior com a população; a entrega de uma torre de treinamento e a assinatura para a construção de um tanque de mergulho, em adição a viaturas e materiais para reforçar ações de segurança para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC).

Com a onda de ataques às escolas públicas e particulares, a Segurança Pública se antecipou, logo após a divulgação de perfis falsos nas redes sociais, com várias medidas que foram importantes como forma de prevenção desses casos. “As polícias militares intensificaram as rondas e patrulhamentos nas escolas; o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência] massificou mais sua atuação dentro das instituições e a Polícia Civil deflagrou a operação Escola Mais Segura”, destacou o coronel.

Sobre ações sociais, destaca-se o Programa CNH Social – que possibilita acesso totalmente gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os acreanos de baixo poder aquisitivo -, e o Programa Acre Pela Vida – programa da Sejusp que atua na área de vulnerabilidade social, levando atividades culturais e esportivas, que possibilitam novas oportunidades aos cidadãos. 

Secretário destaca investimentos na estrutura da Segurança Pública, ações desenvolvidas, segurança nas escolas e programas sociais. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Foi transmitido em cadeia de rádio, Rádio Aldeia FM e Rádio Difusora, e nas redes sociais do governo do Acre.

Para conferir a entrevista completa é só acessar o canal do governo do Acre no YouTube.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter