No GovCast, Samu destaca situações consideradas de urgência ou emergência

“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [Samu] atende os 22 municípios do Acre. São emergências obstétricas, acidente vascular cerebral (AVC) e tantas outras”, destacou o coordenador, Eduardo Formiga. Durante a entrevista desta terça-feira, 27, o gestor falou de ocorrências e de situações em que se deve acionar o Serviço de Atendimento.

Durante a entrevista desta terça-feira, 27, o gestor falou de ocorrências e de situações em que se deve acionar o Serviço de Atendimento. Foto: Neto Lucena/Secom

Entre as situações consideradas de urgência ou emergência deve-se ligar para o Samu, quando houver risco de morte, tais como: agressão por arma de fogo ou arma branca, afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, suspeita de infarto ou AVC, queimaduras graves, trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto.

“Durante os atendimentos, recebemos muitas críticas e também agradecimentos da população”. Foto: Neto Lucena/Secom

A roda de conversa foi apresentada pelos jornalistas Diego Gurgel e Floriano Oliveira e, durante a edição do GovCast, o médico Formiga frisou a importância de relatar com exatidão, todas as informações e dados no momento de ligar para o Samu 192, pois um trote pode impedir que uma vida seja salva.

“Durante os atendimentos, recebemos muitas críticas e também agradecimentos da população. A equipe do serviço reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que podem prestar socorro em qualquer lugar, seja na residência, local de trabalho ou vias públicas”, disse o coordenador do Samu, Eduardo Formiga.

Em 2021, o governo do Acre reforçou a saúde da emergência e urgência com a entrega de 28 ambulâncias zero-quilômetro para os 22 municípios.

Parte da frota de ambulâncias do Samu e do Complexo Regulador da Central de Leitos. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na entrevista, o coordenador Eduardo Formiga afirmou que haverá mais entregas de ambulâncias no futuro, a fim de otimizar o serviço de atendimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter