No Dia Mundial da Água, governo reforça importância do recurso natural como fonte de vida

Fonte de vida, a água é um recurso natural primordial para a sobrevivência dos seres que habitam o planeta Terra. O Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência Rio-92, lembra a população sobre a importância da preservação desse recurso tão precioso. Em 2023, o tema escolhido é “Acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

Rio Moa, em Mâncio Lima. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi

O tema trata sobre catalisar as mudanças necessárias para resolver a crise de água e saneamento, lembrando que a água afeta toda a sociedade e que cada indivíduo pode fazer a diferença mudando a forma como usa, consome e gerencia a água em sua vida. Mas esse dia, na verdade, serve de alerta para que a população se conscientize de que as mudanças devem fazer parte do dia a dia.

A titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi), Julie Messias, afirma, sobre a data: “A conscientização tem que vir de casa, em forma de cuidado e atitudes que dependem só de nós para evitar a escassez de água no planeta. Todos fazemos parte da solução, e a ação individual e coletiva pode mudar esse cenário.”

Rio Acre, na capital acreana. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi

A Semapi é o órgão gestor da Política Estadual de Recursos Hídricos, sendo responsável pela elaboração, coordenação e implementação dessas políticas. Como parte das atividades coordenadas pela pasta, o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PLERH) é um instrumento de gerenciamento com diretrizes sólidas, cuja finalidade é o planejamento dos usos múltiplos da água, com definição das prioridades, ações e projetos, visando compatibilizar os usos com a conservação do meio ambiente.

“Uma das nossas principais ações é a revisão do plano. Já foram realizadas oficinas em 17 municípios e, este ano, está em nosso planejamento a contratação de estudos para a realização do balanço hídrico que irá compor um novo plano. Assim vai ser possível identificar as novas demandas do estado”, complementa a secretária.

Rio Croa. Foto: Pedro Denavi/Agência de Notícias do Acre

Também é responsabilidade do Departamento de Recursos Hídricos da Semapi a implementação do programa de capacitação em recursos hídricos. A gestão hidrometeorológica monitora os recursos hídricos do Acre, a gestão da qualidade da água contribui para a gestão sistemática dos recursos hídricos por meio de dados sobre a qualidade das águas no estado e o apoio às gestões municipais de bacias hidrográficas, com oficinas, treinamentos, cursos, palestras e apoio aos planejamentos municipais.

Ações Mundiais

Adotados por todos os estados-membros da ONU em 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e são um apelo universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e melhorar a vida e as perspectivas de todos, em qualquer lugar da Terra.

O ODS 6, o 6º objetivo, visa garantir o acesso a água e saneamento para todos até 2030, tendo em vista que bilhões de pessoas ainda vivem sem água potável e saneamento administrado com segurança. Alcançar o ODS 6 é essencial para o sucesso da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Saiba como acelerar as mudanças

Economize água: Tome banhos mais curtos e não deixe a torneira aberta ao escovar os dentes, lavar a louça e preparar a comida. Não deixe a água escorrendo da caixa d’água, providencie uma boia, um acessório barato e facilmente encontrável no comércio, que evita o desperdício.

Pare de poluir: Não jogue restos de comida, óleos, remédios ou produtos químicos no vaso sanitário ou no ralo.

Proteja a natureza: Plante uma árvore ou crie um jardim de chuva – use soluções naturais para reduzir o risco de inundações e armazenar água.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter