No Dia da Cultura, Painel Hélio Melo é entregue após restauração

painel2
Restauração foi feita no painel pintado por Hélio Melo em 1994 (Foto: Angela Peres/Secom)

A reconstituição da unidade da obra do painel Hélio Melo, na parte externa do colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), foi entregue em solenidade nesta quinta-feira, 5. A atividade, realizada pela Fundação Elias Mansour (FEM), fez parte das comemorações alusivas ao Dia da Cultura.

O painel foi pintado em 1994 pelo artista acreano, e devido à exposição ao tempo, acabou se deteriorando. Para a restauração, a arte passou pelas mãos dos artistas plásticos Danilo de S’Acre, Adailton Silva, Jean Ulysses, Darci Sales, Elane Rodrigues e Ulisses Sanchez, que, com apoio do governo do Estado e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), participaram de oficinas de capacitação para efetuar o trabalho.

Segundo Karla Martins, diretora-presidente da FEM, essa foi a maneira de devolver para Rio Branco a memória e imagem que é tão peculiar da obra de Hélio Melo.

“A obra passou pelas mãos cuidadosas de artistas plásticos, com acompanhamento do Iphan e de dois artistas da Fundação Elias Mansour, além de arquitetos da Secretaria de Obras Públicas (Seop). Para nós, é de extrema importância entregar essa obra hoje, Dia Nacional da Cultura, no ano que antecede os 80 anos de Hélio Melo”, ressalta.

painel3
O neto Vitor Melo representou a família de Hélio Melo no evento (Foto: Angela Peres/Secom)

O evento contou também com a presença do senador Jorge Viana, do deputado estadual Daniel Zen, da secretária de Turismo e Lazer Rachel Moreira, da coordenadora técnica do Iphan Cíntia Tarizzer, além do neto de Hélio Melo, Vitor Melo, que destacou a felicidade de ver a obra restaurada.

“Minha família e eu só temos a agradecer. Ficamos todos lisonjeados com essa bela homenagem ao meu avô”, diz Vitor.

Além da entrega do painel, houve também a exibição do documentário “Hélio Melo – Um Artista Acreano” na Filmoteca Acreana e a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Cultural pelo Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), que é realizado todo dia 5 de novembro e homenageia dois artistas em memória e dois artistas em vida.