No Dia da Amazônia, governo lança Operação 7 de Setembro

Aparato para a operação foi apresentado na manhã desta terça, no Corpo de Bombeiros (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, órgãos de fiscalização e o helicóptero João Donato compunham o aparato apresentado pelo governo do Estado para a Operação 7 de Setembro.

A força-tarefa começa efetivamente nesta terça-feira, 5, quando de comemora o Dia da Amazônia. Mais de mil agentes públicos serão destacados para as ações de comando e controle desencadeadas pelo poder público.

“O governo vem demonstrando sua força, agregando parceiros de todas as esferas nesse processo. Estaremos a postos, intensificando as ações de fiscalização e combate. Pedimos o apoio da população nesse período mais crítico, pois somos nós os mais prejudicados”, disse o coronel Roney Cunha, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC).

Monitoramento

As últimas duas semanas de agosto e os primeiros 15 dias de setembro são considerados os mais propícios para as queimadas. O tempo seco e os ventos favorecem a propagação do fogo.

No oitavo mês do ano, o Acre registrou 1.276 focos de calor em todos os municípios. O relatório de queimadas dos primeiros cinco dias de setembro, elaborado pelo Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), já informa 371 ocorrências.

“Nós teremos que agir de forma bastante severa para punir aqueles que ainda não compreenderam que neste período o uso do fogo está proibido. O comando que temos é para multar e responsabilizar quem causar qualquer dano ambiental”, lembrou Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente.

Força-tarefa contra queimadas envolve diversas instituições (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Controle

Desde o mês de julho, quando o Estado desencadeou as atividades da Operação Floresta Viva, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) já realizou quase 50 apreensões e embargos de áreas.

As atividades contam com o auxílio dos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis (Ibama) e dos homens do Batalhão Ambiental (BPA) da Polícia Militar do Acre.

Além da identificação das queimadas e incêndios, já foram realizadas apreensões de equipamentos e de madeira ilegal.

“Temos monitorado todas as áreas com as imagens de satélite. Isso norteia nossas ações e nos permite traçar estratégias de combate mais específicas. Vamos responsabilizar todos aqueles que praticarem essas ações tão danosas”, disse Paulo Viana, diretor-presidente do Imac.

Educação Ambiental

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) também atua como parceira dos órgãos de meio ambiente.

Nas salas de aula, os alunos têm sido instruídos a respeito da política de conservação implantada pelo governo e sobre a necessidade de evitar os incêndios e queimadas.

“Nós sabemos que só podemos atravessar este período com a ajuda da sociedade. Trabalhar isso dentro do currículo escolar dos estudantes é essencial. As pessoas precisam se conscientizar, e a educação faz parte desse processo de formação de uma nova consciência ambiental”, disse Evaldo Viana, coordenador do Programa Quero Ler.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter