A partir desta quinta-feira, 5, data em que se comemora o Dia da Amazônia, pesquisadores e demais interessados em conhecer as informações e experiências dos últimos governos e dos movimentos socioambientais do Acre têm à disposição mais uma importante ferramenta. O site da Biblioteca da Floresta, que passou por reformulação, já pode ser acessado em todo o mundo por meio do endereço eletrônico bibliotecadafloresta.ac.gov.br
O portal traz todas as notícias sobre as atividades da instituição. Outra ferramenta de destaque são os downloads gratuitos das exposições temporárias que passaram pela Biblioteca desde sua abertura, em 2007, como “Índios Isolados”, “Paisagens Cósmicas” e “Zoneamento Ecológico e Econômico”, além da exposição permanente sobre o líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes, instalada em 2008 em decorrência dos 20 anos de sua morte. A página contém ainda todas as revistas publicadas pela instituição.
Uma das seções mais esperadas pelo público é a coleção completa do jornal Varadouro. Criado em 1977, o periódico foi um dos poucos veículos de comunicação locais a denunciar abertamente a dura realidade na qual viviam índios e seringueiros no Acre. As 24 edições do jornal estão disponíveis para download em ótima qualidade.
Informações institucionais, como missão, agenda de eventos e comunicados complementam a página, que também possui um espaço para os nove grupos temáticos que interagem com a Biblioteca.
Na seção “Destaques do Acervo”, os visitantes conhecerão, por meio de atualização semanal, um pouco mais sobre os livros destinados à pesquisa que constam no acervo da instituição.