No Acre, campanha Setembro Amarelo diz sim à vida

A campanha mundial Setembro Amarelo se dedica a promover ações de prevenção ao suicídio. No Acre, o governo do Estado, por meio do Núcleo de Educação Psicológica da Secretaria de Saúde (Sesacre) e do Setor de Psicologia do Hospital de Saúde Mental (Hosmac), lançou nesta sexta, 10, uma ação com o tema “Você é mais forte do que imagina. Acredite, diga sim à vida”.

Campanha Setembro Amarelo reúne psicólogos da Sesacre e Hosmac Foto: José Caminha

O objetivo é focar uma jornada de trabalho que sensibilize a sociedade em geral e o público específico do Hosmac sobre a importância da prevenção. A iniciativa consiste principalmente em identificar indícios que possam levar ao ato extremo de atentado contra a vida, por menores que pareçam, reagindo com rapidez, para impedir que o doente se torne vítima fatal.

Dentro dessa orientação, a equipe de profissionais das duas instituições iniciou o dia com palestras preventivas junto aos pacientes que aguardavam atendimento no Hosmac. No período da tarde, está prevista uma apresentação teatral motivacional, abordando o tema, e a programação segue até o fim do mês.

Palestras de prevenção contra o suicídio foram ministradas para pacientes que aguardavam atendimento no Hosmac Foto: José Caminha

Segundo a coordenadora do Setor de Psicologia do Hospital, Isadora de Souza, existem evidências de que a pandemia da Covid-19 agravou esse mal.

“Nossa campanha tem foco na autoestima, na força individual de cada um, como mecanismo para combater esse mal. Desencadearemos ações nesse sentido durante todo o mês”, relata Isadora.

O Hosmac tem registrado altos índices de atendimentos. Durante o mês de julho, foram 315 atendimentos psicológicos e 2.356 ambulatoriais. Em agosto, foram 323 psicológicos e 2.422 ambulatoriais, fora os pacientes internos, que são 32 homens e 25 mulheres, mais os atendimentos contínuos.

Programação alusiva à campanha Setembro Amarelo, contra o suicídio, se estende até o fim do mês Foto: José Caminha

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter