Nível do Riozinho do Rola chega a 17,45 metros e Defesa Civil alerta para aumento do nível do Rio Acre

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil, registrou aumento de 0,73 metros no nível do Riozinho do Rola nas últimas 24 horas, chegando a 17,45 metros na tarde desta quarta-feira, 29. Com o registro, a Defesa Civil faz alerta para aumento do nível do Rio Acre e impacto a mais pessoas na capital, Rio Branco.

Riozinho do Rola sobe 97 centímetros em 30 horas, segundo Defesa Civil Estadual. Foto: Pedro Devanir/Secom

Com o volume de águas subindo, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, alerta para mais impactos à população da capital, Rio Branco, e para atenção da população no uso de embarcações.

“Há muitos balseiros descendo o rio e é preciso atenção de quem está utilizando as embarcações. Também pedimos para quem esteja utilizando jet-skis, lanchas e outras embarcações, que faça trajeto em baixa velocidade, para evitar o comprometimento das casas em situação de alagamento”, orientou o coordenador da Defesa Civil Estadual.

O produtor rural e aposentado José Antônio Ferreira Leandro, de 60 anos, vive com a esposa Eunice Silva, de 67 anos, nas proximidades da ponte do Riozinho do Rola, no quilômetro 11 da estrada da Transacreana. Morando no local há cerca de 20 anos, o aposentado afirma que foram atingidos na cheia de 2015 e que com o levantamento feito na estrada e a substituição da ponte de madeira por uma de concreto asseguraram maior tranquilidade a quem mora na região. “Se não fosse terem alteado aqui a estrada e feito uma ponte de concreto, tudo aqui ao redor já estaria alagado”, afirmou.

Moradores do ramal do Riozinho do Rola se preparam para situação de emergência. Foto: Pedro Devanir/Secom

Após atravessar a parte alagada em frente ao terreno onde o casal mora, a produtora Eunice Silva disse ter perdido parte da produção de banana e milho, mas que está esperançosa que a vazante do riozinho aconteça. “A água está dando na minha cintura aqui na parte da porteira, mas estamos com fé que dê uma vazante para não ser necessário a gente sair. E, se for o caso de precisar sair, chamamos meu filho e os bombeiros para ajudar”, afirmou.

Casal de idosos do Ramal do Riozinho do Rola se preparam para situação de emergência. Foto: Pedro Devanir/ Secom

Com as enchentes em diversos municípios, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), mobilizou equipes para atender as famílias atingidas nas áreas rurais do estado. “Alinhado com o governador Gladson Cameli, estamos comprando do pequeno produtor, associações e cooperativas, para atender as demandas locais onde as pessoas estão abrigadas e também atender os nossos produtores vítimas da enchente”, destacou o gestor da Seagri, Luis Tchê.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest