Nazareth Araújo vistoria tropas no desfile de 7 de setembro

Além de primeira mulher a vistoriar as tropas, Nazareth é filha do primeiro governador do Acre, deposto pela ditadura (Foto: Val Fernandes)
Além de primeira mulher a vistoriar as tropas após redemocratização, Nazareth é filha do primeiro governador eleito do Acre, deposto pelo regime militar (Foto: Val Fernandes)

Pela primeira vez na história do Acre, uma mulher será a responsável por fazer a vistoria das tropas militares depois da promulgação da Constituição e da redemocratização do país. O desfile cívico será na Avenida Amadeo Barbosa, a partir das 8 horas. A governadora em exercício Nazareth Araújo passará as tropas em revista antes do desfile cívico e militar que comemora a Independência do Brasil.

Nazareth não é a primeira mulher a assumir o posto de governadora do Acre, vale ressaltar que Iolanda Fleming foi a primeira mulher a governar um Estado brasileiro.

Esse ato, ao ser protagonizado por Nazareth, possui um significado especial. A governadora é filha de José Augusto de Araújo, primeiro governador eleito do Acre, deposto pelo regime militar.

O ex-governador foi cassado, teve mandado de prisão decretado e foi obrigado a passar um tempo escondido. Tinha que ir com frequência para a Auditoria Militar, em Belém (PA), e nesse período piorou do coração, tendo quatro infartos. Morreu em 1971, antes de completar 41 anos.

O desfile

As corporações militares iniciam o evento com o desfile motorizado, depois é a vez das escolas de ensino especial e de entidades sociais. Em seguida, as escolas estaduais de ensino regular se apresentam para o público.

As corporações federais, como o Exército Brasileiro, dão continuidade à programação, que será encerrada com os carros antigos e motos de alta cilindrada, novidades do evento.

Em aproximadamente uma hora e meia de desfile, toda a estrutura de serviços de segurança e de pronto atendimento estará disponível no local. Arquibancadas, banheiros e área reservada para ambulantes também já estão sendo providenciados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter