Turismo

Nazareth Araújo participa de certificação de oficinas ofertadas à Comunidade do Croa

“A formação irá ampliar a possibilidade de ganho sem destruir a floresta, transformando o turismo em possibilidade de riqueza e melhoria de vida”, disse Nazareth Araújo (Foto: Val Fernandes/Secom)

A governadora em exercício Nazareth Araújo participou na quarta-feira, 31, da certificação das oficinas de Associativismo e Cooperativismo, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Educação Ambiental e Condução Turística, ofertadas pelo governo do Estado em parceria com o banco alemão KfW e dirigidas à Comunidade do Croa, em Cruzeiro do Sul.

A formação teve à frente o Instituto Dom Moacyr, por meio do Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (Ceflora), e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e visa apoiar e promover o turismo ecológico na região.

Nazareth Araújo frisou que recentemente a comunidade fez seu plano de turismo, e a formação veio somar, por preparar a comunidade para uma boa vivência comunitária e aperfeiçoar a recepção aos turistas que visitam a região.

“É muito bom ver que mais de 60 pessoas foram beneficiadas com mais essa ação de governo. A região é forte na sua potencialidade de desenvolver o turismo. A formação irá ampliar a possibilidade de ganho sem destruir a floresta, transformando o turismo em possibilidade de riqueza e melhoria de vida”, disse Nazareth.

Segundo o coordenador do Ceflora, Raimundo Evilásio, a formação é de suma importância, por possibilitar ao profissional mais conhecimento e preparo para inovar em sua função e executar com melhor exatidão as tarefas do seu dia a dia.

Para o gerente da Sema em Cruzeiro do Sul, Isaac Ibernon, a educação é um fator de desenvolvimento. “Os investimentos feitos por meio dessa parceria demonstram o compromisso do governo com o desenvolvimento do estado. Neste momento de crise econômica, essa iniciativa demonstra coragem, determinação e, acima de tudo, respeito e compromisso do governo com a melhoria de vida das comunidades ribeirinhas”, disse.

Para o presidente da Associação do Rio Croa, Edelson de Melo Silva, o conhecimento das novas práticas representa um futuro melhor para a comunidade. “A partir dessa formação, mudamos nossa maneira de agir e pensar. Agora nossa comunidade tem um foco: vamos valorizar e fazer de tudo para receber bem o nosso turista”, revelou.