Nazareth Araújo e órgãos de defesa avaliam situação do Rio Juruá

Procedimentos para diminuir os impactos da enchente foram tema de reunião (Foto: Onofre Brito/Secom)

A enchente do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul já atingiu 425 famílias, um total de 1.904 pessoas, que se encontram fora de suas residências. O manancial, que subiu cinco centímetros nas últimas horas, registrou a marca de 14,13 metros nesta terça-feira, 31.

Nesta manhã, a vice-governadora Nazareth Araújo reuniu-se com os coordenadores das defesas civis do Estado e Município, secretários, gestores públicos, prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, e demais gestores dos órgãos de defesa para tratar dos procedimentos de socorro às vítimas, com o intuito de amenizar os impactos da alagação.

As medidas adotadas pela prefeitura, que executa seu plano de contingência, são apoiadas pelo governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual.

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre tem atuado na remoção das vítimas da enchente. Mais de 200 homens atuam nessa missão, incluídos o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e a Marinha.

A vice-governadora foi homenageada pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Onofre Brito/Secom)

“Agradeço a parceria de todas as instituições, do governo do Estado, na pessoa da vice-governadora Nazareth Araújo, que veio conhecer a nossa realidade de perto. Este é um momento de união para que possamos dar o retorno necessário às famílias atingidas”, frisou o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro.

Na última segunda-feira, 30, o prefeito assinou o decreto de emergência devido à cheia do Rio Juruá. A Defesa Civil do Estado está auxiliando a do município na captação dos dados necessários para que o pedido seja reconhecido pelo governo federal.

Nazareth Araújo destacou a importância do trabalho em equipe. “Quando a gente se encontra em uma situação de evento extremo, a Defesa Civil se expande. Somos todos nós. Este é um momento de socorro e assistência às vítimas. Por isso o governador Tião Viana pediu para que eu viesse reforçar este trabalho. Estamos vivendo um momento de dificuldade, contudo, de união e integração das instituições no Juruá.”

A sala de situação do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul reúne diariamente representantes dos órgãos de defesa e proteção, que definem as ações preventivas e analisam os impactos da enchente.

Previsão

Rio deve continuar subindo nas próximas horas (Foto: Onofre Brito/Secom)

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, a ausência de chuvas significativas nas regiões de cabeceira do Rio Juruá, nas últimas 48 horas, reduziu a velocidade de subida do manancial.

“A gente acredita que nas próximas 24 horas o Rio Juruá aponte sinais de estabilidade, diminuindo sua velocidade de subida. Estamos preparados para qualquer cenário”, destacou.

Reforço

Na tarde desta terça-feira, 31, o Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, ancora no porto de Cruzeiro do Sul.

O reforço médico será destinado, especialmente, aos ribeirinhos e produtores vitimados pelas águas do Rio Juruá.

Leia também: Nazareth Araújo vistoria áreas alagadas e abrigos no interior do estado