Natex capacita colaboradores na área de saúde e prevenção de acidentes

Para garantir mais segurança ao ambiente de trabalho, os colaboradores da Natex, fábrica de preservativos masculinos, de Xapuri, estão recebendo, de 25 a 31 deste mês, capacitação na área de saúde e prevenção de acidentes.

A unidade, vinculada à Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), promove o curso em parceria com o Sesi e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

A semana interna de Saúde e prevenção de acidentes é realizada em parceria com o SESI e Corpo de Bombeiros Militar do Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A semana interna de saúde e prevenção de acidentes é realizada em parceria com o Sesi e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Os colaboradores de todos os setores da fábrica recebem orientações e diversas atividades instrutórias. É uma ação obrigatória, realizada anualmente e totalmente voltada para a área de saúde e segurança.

“Nessa programação a gente está concentrando práticas de saúde, palestras voltadas à alimentação saudável e à atividade física. Nós teremos um dia de saúde com uma equipe de Saúde e Segurança do Sesi, que é nosso parceiro, fazendo aferição de pressão, testes rápidos e todo o programa de imunizações com recomendações de práticas físicas”, conta a diretora da Natex, Dirlei Bersch.

As oficinas concentram atividades da área de saúde e segurança com as práticas da comissão interna de prevenção de acidentes e da brigada de incêndios, buscando intensificar e conscientizar toda a equipe sobre as práticas de saúde e segurança dentro da fábrica.

Responsabilidade e compromisso

Para o colaborador Vilton Reis, que trabalha há sete anos na Natex, a capacitação representa responsabilidade e compromisso com a segurança de todos os funcionários.

Vilton Reis afirma que a capacitação representa reponsabilidade e compromisso da Natex com a segurança de todos os colaboradores (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Vilton Reis afirma que a capacitação representa reponsabilidade e compromisso da Natex com a segurança de todos os colaboradores (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Todos os anos a gente recebe essa instrução. São treinamentos que nos qualificam para atuar, não só na empresa, mas para evitar riscos também em casa. O índice de acidentes aqui na Natex é zero, porque aqui nós somos preparados e qualificados”, destacou.

Jerusa Ferreira trabalha há seis anos na empresa e destaca a importância de participar da semana interna de prevenção de acidentes. “É muito bom ver amanhecer o dia e saber que vou chegar numa empresa e ter todo o conhecimento em relação aos serviços que vamos desenvolver. E na área de segurança, ter o conhecimento passo a passo do maquinário, para evitar qualquer risco”, pontua.

Natex

A Natex usa como matéria-prima a borracha nativa. O empreendimento, fomentado pelo governo do Estado, tem como foco a industrialização de produtos extrativistas, valorizando o potencial econômico da floresta.

Cerca de 700 famílias de seringueiros vendem sua produção de látex para a fábrica, que produz em média 90 milhões de preservativos por ano. Atualmente possui 145 colaboradores.