Na Emater, governadora em exercício Mailza participa de café da manhã com produtoras rurais

A governadora em exercício Mailza Assis participou, na manhã desta terça-feira, 7, de um café da manhã na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre (Emater), em Rio Branco, que homenageou mais de 50 mulheres produtoras rurais.

Mais de 50 mulheres foram homenageadas. Foto: Felipe Freire/Secom

O ato, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, foi realizado no Complexo de Agricultura do Acre, formado pela Secretaria de Produção e Desenvolvimento (Seprod), Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre) e Emater. Estavam presentes mulheres de mais de 20 comunidades rurais assistidas pela Emater no Bujari, Porto Acre, Senador Guiomard, e na capital acreana.

Café da manhã realizou homenagens pelo Dia Internacional da Mulher. Foto: Felipe Freire/Secom

Entre as políticas públicas direcionadas ao público feminino, a vice-governadora falou do esforço do governo do Estado na proteção às mulheres e investimentos na agricultura familiar.

“Estamos atuando no combate à violência contra mulheres com a recém-criada Secretaria da Mulher, e os investimentos do governo, com treinamento e linhas de crédito orientadas, contribuem para emancipar as mulheres. A mulher do campo merece ser cuidada”, disse Mailza.

A gestora também relembrou que, em seu mandato de senadora, enviou uma emenda para a compra de 27 motocicletas para assistência ao produtor rural. Os veículos já foram entregues.

Mailza relembrou que enviou uma emenda para compra de 27 motocicletas para Emater; veículos já foram entregues. Foto: Felipe Freire/Secom

“Este encontro é de reconhecimento e agradecimento a todas as trabalhadoras rurais, pela parceria com a Emater e por serem responsáveis também em colocar alimentos nas nossas mesas e de suas famílias, e, principalmente, pelo seu trabalho incansável. Temos o aval do governador Gladson para promover uma extensão rural e assistência técnica cada vez mais forte”, reforçou o presidente da Emater do Acre, Rynaldo Lúcio dos Santos.

Mailza e o presidente da Emater, Rynaldo Lúcio dos Santos. Foto: Felipe Freire/Secom

Maria Paulina, moradora do Belo Jardim III, representou a comunidade rural Liberdade e falou do papel desenvolvido pelo órgão. “A Emater é uma extensão da minha casa. Eu era uma produtora que não sabia fazer nada. Hoje, sou uma produtora orgulhosa. Aprendi a plantar e sobrevivo do que produzo na minha terra: mel, milho, feijão. Agradeço muito pela assistência dada na nossa comunidade e muitas outras em todo o estado”, afirmou.

Mais de 50 produtoras rurais estiveram presentes. Foto: Felipe Freire/Secom

A presidente do Conselho Estadual das Mulheres (Cedim), da Secretaria da Mulher, e integrante do Movimento de Mulheres Camponesas, Giovana Castelo Branco, pontuou que a Emater é a casa das mulheres do campo.

“Aqui somos representadas. Sou camponesa, produtora rural e, pela primeira vez, uma mulher do campo tá a frente desse conselho. Produzimos o bem maior, alimento e ajudamos na economia. Obrigada, Emater, por nos ajudar a fazer desse estado um lugar melhor para se viver. Hoje é um dia de agradecer e não só comemorar, mas também de se fortalecer, reivindicar e reafirmar nossas lutas e conquistas como mulheres”, disse.

O evento foi encerrado com uma apresentação da servidora da Emater há mais de 40 anos, Socorro Silva e seu filho, o músico Rodrigo Ephren, ao som de Maria, Maria, de Milton Nascimento.

Evento teve homenagem para as mulheres. Foto: Felipe Freire/Secom

Durante toda a manhã, foram oferecidos diversos serviços, entre eles uma palestra motivacional sobre a valorização da mulher com a advogada e coaching Iana Ribeiro, aplicação de vacinas, bingos e sorteios.

Também estiveram presentes o presidente da Cageacre, Pádua Bruzugu; o diretor técnico da Emater, Waly Stanley Oliveira; a diretora administrativa e financeira, Suele Filgueira; a engenheira agronôma e extensionista Palmira Oliveira; a produtora rural Rosilene Figueiredo, representando moradores da Transacreana; lideranças e funcionários

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter