Na Aleac, governo é homenageado pelos dez anos do Acre livre de aftosa

O diretor do Idaf (E) recebeu das mãos do deputado Lourival (D) a placa de homenagem da Aleac (Foto: Angela Peres/Secom)
O diretor do Idaf (E) recebeu das mãos do deputado Lourival a placa de homenagem da Aleac (Foto: Angela Peres/Secom)

No dia 25 deste mês, o Acre completará dez anos como zona livre de aftosa com vacinação, com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês). Para homenagear o governo pelas ações desenvolvidas por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), foi realizada uma sessão solene que reuniu representantes e servidores do Executivo estadual na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira, 6.

O ato foi resultado do requerimento n° 8 de 2015, aprovado pela Aleac no dia 25 de março e de iniciativa do deputado Lourival Marques, que já esteve à frente da defesa animal no Estado, quando o serviço era realizado pelo Departamento de Defesa e Inspeção, que se tornou o Idaf em 2010.

Na oportunidade, servidores do Idaf foram prestigiados pelo empenho dedicado ao longo desses anos. O último foco de febre aftosa no Acre foi registrado em 1999, e desde então uma intensa mobilização foi feita até se chegar ao certificado emitido pela OIE, que representa um marco para a economia do estado.

"Desejamos que os serviços sejam ampliados e aumentem ainda mais a receita do Estado", frisou o deputado (Foto: Angela Peres/Secom)
“Desejamos que os serviços sejam ampliados e aumentem ainda mais a receita do Estado”, frisou o deputado (Foto: Angela Peres/Secom)

Segundo Marques, o envolvimento dos servidores foi determinante para que o Acre chegasse a esse status. “Simbolicamente, este ato é o reconhecimento de uma das cadeias produtivas mais importantes do estado. Esses resultados só foram possíveis com o empenho dos servidores, o apoio dos pecuaristas e casas agropecuárias e o intenso trabalho desenvolvido pelo governo. Foi dessa forma que a pecuária passou a ter mais retorno e nossa carne teve mais qualidade para o mercado de exportação”, destacou.

Enquanto recebia a placa de homenagem, o diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar, atribuiu o mérito à equipe, que não mede esforços para que os serviços do Idaf alcancem todos os municípios, inclusive aqueles com geografia mais difícil. “Agora nosso objetivo é alcançar o mesmo reconhecimento sem a necessidade da vacinação e pleitear o mesmo status como área livre também da peste suína”, frisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter