Mutirão do programa de certificação chega a Feijó

Seaprof estima que 480 produtores rurais sejam atendidos durante mutirão no município de Feijó (Foto: Leônidas Badaró)
Seaprof estima que 480 produtores rurais sejam atendidos durante o mutirão em Feijó (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realiza o mutirão do programa de certificação em Feijó, de 5 a 8 de outubro.

A programação, que busca atender produtores que possuam alguma pendência no programa, está dividida em duas etapas – na primeira, dias 5 e 6, os produtores localizados mais próximo da zona urbana serão atendidos no escritório da Seaprof na cidade de Feijó.

Já o atendimento nos dias 7 e 8 serão realizados na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (UGAi), localizada no quilômetro 57 da BR-364. A expectativa é de que nos quatro dias sejam atendidos cerca de 480 produtores.

O programa prevê o pagamento de ajuda financeira às famílias produtoras rurais que abandonarem a prática do fogo na agricultura e o desmate de novas áreas.

“Estamos, na próxima semana, fazendo esse trabalho em Feijó, pois temos centenas de produtores que estão no programa e ainda não receberam seus bônus porque permanecem com algum tipo de inadimplência. São pendências como a falta de documentos e de conta bancária, entre outras”, explica Éllen Abud, coordenadora do programa de certificação na Seaprof.

Além de resolver pendências, o mutirão também oferece aos produtores a possibilidade de fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O programa tem ainda a previsão de pagamentos de bônus no valor de R$ 2,7 milhões até o fim de novembro próximo.

O mutirão já foi realizado em Sena Madureira, Bujari e Manoel Urbano, e atendeu mais de 650 produtores que fazem parte do programa de certificação.