Museu dos Povos Acreanos: uma declaração de amor pelo Acre

Tião Viana autorizou a construção do Museu dos Povos Acreanos que será na sede do antigo Colégio Meta, na Rua Epaminondas Jácome (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A população do Acre começou a receber, na manhã desta sexta, 12, uma contribuição significativa para o cultivo e manutenção de seu patrimônio cultural. O governador Tião Viana assinou ordem de serviço que dá início à construção do Museu dos Povos Acreanos – A Amazônia Está Aqui.  A instituição será erguida na sede do antigo Colégio Meta, na Rua Epaminondas Jácome. O investimento inicial é de mais de R$ 12 milhões.

A estrutura foi originalmente erguida em 1960, sob o comando do frei André Ficarelli, um entusiasta da arquitetura, pertencente ao grupo católico Servos de Maria, organização que possui forte protagonismo na educação acreana. O antigo Colégio dos Padres, e que depois se tornou Colégio Meta, está prestes a se tornar o equipamento guardião da história e identidade do povo acreano.

“O sentido desse museu é demonstrar o nosso amor pela história do estado. É a recuperação e fortalecimento da nossa cultura para as futuras gerações. Vamos trabalhar muito para que em julho do ano que vem estejamos entregando essa obra, que representa um trabalho que entende a grandeza e o significado da formação amazônica na história da cultura do povo acreano”, disse Tião Viana.

Patrimônio cultural: projeto e concepção

O antigo colégio dos Padres, que depois se tornou colégio Meta, será, a partir de agora, o guardião da história e identidade do povo acreano (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A realização e projeto da obra foram encabeçados pela primeira-dama do Estado, arquiteta Marlúcia Cândida, que propôs ao governador sua realização. “Chegou o dia com que tanto sonhamos. Com muita sensibilidade da equipe de governo, do Tião e dos servos de Maria, nós aguardamos pelo momento em que o governo pôde tombar esse prédio para avançar na obra”, disse.

A diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Karla Martins, contou que, em desuso, a edificação, protegida pela lei 1294/99, do Fundo de Pesquisa e Preservação do Patrimônio Cultural do Acre, foi desapropriada em 2016 para ser transformada no Museu dos Povos Acreanos, e culmina com a reforma de outras estruturas do patrimônio cultural do estado.

“O Meta é a culminância do restauro de outros 21 espaços de patrimônio e cultura no estado, pois o governo também procurou recursos para a recuperação de outros espaços, ao mesmo tempo em que conseguiu recursos para esta obra. Até a inauguração deste prédio teremos entregues todos os outros espaços, como o Museu da Borracha e a Tentamen”, contou a gestora.

O investimento inicial na obra é de mais de R$ 12 milhões e deve ser entregue até julho do próximo ano (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, Átila Pinheiro, falou sobre a concepção do projeto, o qual foi elaborado como parte da política de preservação do patrimônio material e imaterial, para ser um espaço onde a identidade acreana possa ser conhecida, percorrida, sentida e apreendida, numa visão ampla, com a oferta de saberes e conhecimentos, apresentados por meio de ferramentas tecnológicas.

O ato de lançamento das obras contou com a presença de diversas autoridades, como o senador Jorge Viana, os deputados federais César Messias, Raimundo Angelim e Léo de Brito. Também estiveram presentes o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, a vice-governadora Nazaré Araújo, membros do governo, instituições financeiras, Ministério Público Estadual (MPAC) e os deputados estaduais Jenilson Leite, André Vale, Heitor Júnior, Maria Antônia e Juliana Rodrigues.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter