Mulheres indígenas celebram dez anos de movimento social nas aldeias

Organização de mulheres fortalece políticas públicas nas terras indígenas da Amazônia (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Organização de mulheres fortalece políticas públicas nas terras indígenas da Amazônia (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Até o fim da tarde desta quarta-feira, 14, mulheres indígenas de diversas etnias estiveram reunidas na sede da Assessoria Especial dos Povos Indígenas, para celebrar os dez anos da Organização de Mulheres Indígenas do Acre (Sitoakeore) e o Dia da Mulher Indígena, comemorado em setembro.

A Sitoakeore foi criada para fortalecer o movimento de mulheres indígenas no estado e promover igualdade de gênero entre os povos.

“Desde a criação da organização, já alcançamos várias conquistas. O reconhecimento do movimento de mulheres dentro das aldeias foi um dos mais importantes, pois culturalmente para os nossos líderes era algo incomum. Nós conseguimos adquirir a confiança dos homens. A autonomia que alcançamos também é importante. Hoje podemos falar pelo nosso povo e por nós mesmas”, disse a coordenadora-geral da Sitoakeore, Leticia Yawanawá.

O encontro reuniu aproximadamente 200 mulheres, que discutiram os avanços conquistados e os desafios das mulheres indígenas no Acre. Para o assessor especial dos povos indígenas, Zezinho Yube, os movimentos organizados fortalecem a implementação das políticas públicas para os povos.

“São organizações que foram criadas para desenvolver e acompanhar projetos realizados com recursos do governo estadual e federal, bem como outras instituições parceiras das comunidades. Também são esses movimentos que estão mais próximos ao povo e auxiliam o governo na implementação de políticas públicas dentro das terras indígenas”, disse.

A Sitoakeore tem uma representante em cada terra indígena do Acre, além de atender também mulheres do noroeste de Rondônia e do sul do Amazonas.