Diálogo sobre tráfico de pessoas

Mulheres do Taquari são orientadas sobre Tráfico de seres humanos

Combater o Tráfico de Pessoas. Essa é uma luta que está sendo travada no mundo inteiro, pois poucas pessoas têm o conhecimento sobre o assunto e a campanha Coração Azul vem justamente para informar sobre a temática. Nesse sentindo o governo do Acre mobilizou todas as secretarias para orientar a população sobre o Tráfico de Seres Humanos.

Na noite de quarta-feira, 19, a delegada e coordenadora do Núcleo Pacificar, Lúcia Jaccoud, esteve no bairro Taquari para uma conversa com as mulheres que fazem ginástica laboral.

“Estamos orientando essas pessoas para que não sejam aliciadas por traficantes com promessas de vida melhor e trabalho fácil, pois elas são sujeitas a exploração sexual, trabalho escravo e até mesmo retirada de órgãos”, destacou Lúcia Jaccoud.

A delegada ressalta ainda que toda a população deve estar informada, mas especialmente as pessoas que residem nas periferias, pois os traficantes encontram mais facilidades em iludi-las, especialmente as mulheres jovens e adolescentes, com promessas de uma vida melhor.

“Caso o cidadão se depare ou esteja sofrendo com uma situação dessa, ele deve imediatamente procurar a polícia seja pelo disque 100 ou 197, que são canais que tratam diretamente do tráfico humano”, finalizou Jaccoud.

Para a dona de casa, Aparecida Pereira, essa é uma forma de alertar a população sobre os maus feitores que ludibriam a população para fins próprios.

“Eu mesmo não sabia que existia, pra mim isso ocorria só em novelas, tenho duas filhas, uma de 15 e outra de 19 anos, tenho medo que elas possam cair na lábia desses marginais, mas irei repassar tudo que foi orientado aqui”, declarou a mãe.

O que é o tráfico de pessoas?

O tráfico de pessoas é caracterizado pelo recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração.

Campanha coração Azul

O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.

Da mesma forma que a fita vermelha se tornou o símbolo internacional da conscientização sobre o HIV/Aids, esta campanha busca fazer do Coração Azul o símbolo internacional da luta contra o tráfico de pessoas.