Mudança no trânsito da Isaura Parente e Nações Unidas começa a valer neste sábado

Sinalização adequada e agentes orientam motoristas e pedestres para a mudança de sentido das ruas

av.naesunidasruapernambuco.jpg

Mudança no sentido das ruas irá melhorar e facilitar o fluxo de veículos na capital (Foto: Assessoria Detran/AC)

Começa a vigorar neste sábado, 31, a mudança de sentido em parte da Rua Isaura Parente e da Avenida Nações Unidas, em Rio Branco. O novo sistema, conhecido como binário, propõe ruas paralelas de mão única e em sentido contrário. Assim, o fluxo na Isaura Parente será no sentido centro-bairro e na Nações Unidas, bairro-centro. Algumas ruas paralelas também terão o sentido alterado. Agentes e educadores de trânsito estarão nessas vias orientando os motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre as mudanças. A sinalização também foi reforçada.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) essa é apenas a primeira etapa do projeto, mas a população necessita, primeiramente, se adaptar para que as alterações sejam realizadas em toda extensão das duas vias. Estudos regulares do trânsito da capital mostram que os principais pontos de congestionamentos serão eliminados proporcionando melhoria na fluidez do trânsito e redução no tempo de espera em sete cruzamentos com semáforos a partir dos binários. 

"Solicitamos aos condutores e pedestres que redobrem a atenção ao trafegarem no local, visto que se trata de um período de adaptação", disse o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates.

Para complementar as mudanças, os semáforos também ficarão sincronizados. A prefeitura irá adequar as linhas de transporte coletivo. "O impacto será relativamente pequeno e proporcionará um ganho para o sistema", garante o diretor de transporte da RBtrans, Ítalo Cesar. Ele informou ainda que cinco linhas serão alteradas (Manoel Julião, Mocinha Magalhães, Tucumã, Tancredo Neves e Universitário). "O tempo de circulação da linha do Manoel Julião, por exemplo, nesse trecho é de 10 minutos, com as mudanças a expectativa é que reduza para 6 minutos", destaca o Ítalo.

A Avenida Nações Unidas ganhará faixas de estacionamento em ambos os lados e duas faixas de rolamento. A Rua Isaura Parente também receberá estacionamento em um dos lados e duas faixas de rolamento.

Durante o período de 30 dias, os educadores de trânsito estarão nos cruzamentos para distribuir material informativo e orientar os condutores. Nos locais com fluxo de veículos mais intenso, eles permanecerão por 50 dias. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter