Ajuda

Mourão, Damares e Theófilo prometem a Gladson ações diretas de apoio ao Acre

O governador Gladson Cameli considerou como altamente produtiva a reunião que manteve na manhã desta quinta-feira, 6, com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, com a participação da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. A reunião, programada pela senadora Mailza Gomes, contou ainda com a presença dos deputados federais Alan Rick, Vanda Milani, Jesus Sérgio, Perpétua Almeida e do representante do Acre em Brasília, Ricardo França, e serviu para que pontos de ação direta do governo federal em benefício dos diversos segmentos sociais do Acre fossem traçados.

Governador Gladson Cameli considerou como altamente produtiva a reunião que manteve na manhã desta quinta-feira, 6, com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, com a participação da ministra da Mulher Fotos: Cedidas

Hamilton Mourão, depois de ouvir atentamente do governador Gladson Cameli os principais gargalos que acarretam problemas para o estado, disse que o Acre é considerado como uma das prioridades máximas do governo federal. Mourão disse que até o dia 5 de março, todos os ministérios envolvidos na elaboração dos programas do Conselho da Amazônia já deverão ter apresentado seus relatórios. “A partir daí montaremos um programa de ações direcionadas especialmente para o Estado do Acre, voltado para todas as áreas sociais, mas especialmente para a segurança pública, até mesmo por sua situação de fronteira com a Bolívia e Peru”, frisou o vice-presidente.

Hamilton Mourão, depois de ouvir atentamente do governador Gladson Cameli os principais gargalos que acarretam problemas para o estado, disse que o Acre é considerado como uma das prioridades máximas do governo federal Fotos: Cedidas

Abrace o Acre

A ministra Damares Alves, presente à reunião, adiantou que um dos programas de sua pasta que quer implantar em conjunto com o governo do Estado é o Abrace o Acre. Segundo ela, o programa, que já foi implantado em Marajó, tem por objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência contra mulheres e idosos.

Cameli, por sua vez, agradeceu o apoio da ministra e disse que “o Estado do Acre estará com os braços abertos para ajudar no que for necessário, para implantação de todos os programas que proporcionarão, de alguma forma, benefícios para a população. Somos um estado que precisa ser olhado com carinho pela União, pois sofremos um atraso de mais de 20 anos no desenvolvimento e precisamos correr atrás do tempo perdido”.

SISFRON

Em continuidade às agendas em Brasília, o Governador Gladson Cameli se reuniu logo em seguida com o general Guilherme Theófilo, Secretário Nacional de Segurança Pública, para solicitar em caráter emergencial a criação de um grupo específico de trabalhos voltados para a segurança pública, no Acre. Theófilo prometeu ver a possibilidade de instalar o mais rápido possível o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).

Theófilo prometeu ver a possibilidade de instalar o mais rápido possível o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras Fotos: David Casseb

Cameli voltou a enumerar os problemas pontuais da Segurança Pública, enfatizando a necessidade urgente de uma ação efetiva por parte das forças de segurança no estado. “Estamos vivendo um clima de guerra e temos que nos aparelhar para respondermos à altura. Nosso estado é porta de entrada para tipo de contrabando, inclusive armas e drogas. Nossas fronteiras precisam de um contigenciamento para termos maior segurança, tanto no interior quanto na capital”, frisou o governador.

Defesa, segurança, desenvolvimento econômico e social. Esses são os pilares que vão sustentar o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) ao longo dos cerca de 17 mil quilômetros de fronteira terrestre do país. O programa prevê a instalação de uma engenhosa estrutura militar e civil, que, de forma integrada, deverá estabelecer um modelo inédito de proteção de fronteiras.

Gladson Cameli também comentou sobre a reunião geral sobre segurança, que fará no próximo domingo em Rio Branco envolvendo todos os órgãos públicos, imprensa e sociedade civil organizada para elaboração em conjunto de um plano para o combate à violência. “Temos que colocar a responsabilidade para todos. É fácil criticar, porém queremos o envolvimento de todos os segmentos para que novas ideias e soluções sejam apresentadas”, disse Cameli.

Por sua vez, o secretário da Senasp pediu que um relatório da reunião de Rio Branco seja encaminhado ao seu gabinete para que o governo federal possa efetivar ações diretas e emergenciais para o estado do Acre.