Mostra de Cinema e Direitos Humanos será realizada em Rio Branco

mostra de cinema

A 10a edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo será realizada em Rio Branco entre os dias 14 e 19 de dezembro, na Filmoteca Acreana, anexa à Biblioteca Pública, e será gratuita.

Neste ano, serão exibidos 40 filmes, que fazem retrospectiva representativa das nove edições anteriores, que exibirá filmes premiados de cada edição.

O evento é realizado pelo governo federal, por meio do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do Instituto de Cultura em Movimento (Icem).

A mostra tem como objetivo debater temas atuais de Direitos Humanos, como direitos das pessoas com deficiência; população LGBT e enfrentamento a homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; Direitos Humanos e segurança pública; e outros.

A programação prevê a exibição de diversos curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, que reúne 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública; Temática, que terá como foco Criança e Adolescente; e Homenagem.

Os destaques deste ano ficam por conta dos filmes “Bentinho – A esperança equilibrista”, sobre o sociólogo Hebert de Souza, “500 – Os bebês roubados pela ditadura argentina”, sobre a luta dos avós da Praça de Maio, e “Silêncio das inocentes”, que debate a violência contra as mulheres.

Segundo Karla Martins, diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, a mostra é um evento importante para o calendário cultural, por ser um evento diversificado, inteligente, contemporâneo, e que promove um audiovisual engajado e conceitual que é necessário para a sociedade, além de ser gratuito e envolver as escolas, promovendo inúmeros debates.

“O governo do Estado é parceiro, acolhe e divulga a mostra, pois temos consciência da necessidade de todos e, especialmente, de os jovens terem acesso a discussões sobre direitos humanos por uma sociedade mais equilibrada e justa”, destaca.

A 10a Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo teve início dia 13 de novembro e segue até 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais do Brasil e o Distrito Federal.