Moradores do Jacarandá frequentam oficinas para melhorar a qualidade de vida na comunidade

Mais uma etapa de trabalho técnico e social foi finalizada pela equipe da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab). Trata-se das oficinas de Educação Ambiental e Educação Patrimonial, que fazem parte do cronograma de atividades do mês de setembro e estão sendo ministradas em todos os loteamentos residenciais atendidos pelos programas habitacionais do governo do estado.

Maria Sebastiana, com sua família, recebendo visita de assistente social enviada pela Sehab (Foto: Assessoria Sehab)

Maria Sebastiana, com sua família, recebendo visita de assistente social enviada pela Sehab (Foto: Assessoria Sehab)

Entre os dias 27 e 28, foi a vez de os moradores do Loteamento Jacarandá, localizado no Bairro Santa Inês, receberem orientação sobre o bom uso do patrimônio histórico, cultural imaterial, natural, material e público.

Depois da oficina, as assistentes sociais da empresa Ekoar, contratada pela Sehab, visitaram as residências, verificando e auxiliando os moradores sobre o bom uso e conservação da casa e dos bens materiais.

Os moradores do loteamento sabem o valor de suas casas, como a autônoma Maria Sebastiana, que morava de aluguel e agora tem um imóvel próprio. “Faço o possível para participar de todas as oficinas que o governo oferece aqui no loteamento. Acho maravilhoso o acompanhamento da equipe social da Sehab. Eu, que trabalho com reciclagem do lixo, preciso sempre de orientação para fazer tudo sem prejudicar o meio ambiente ou o patrimônio. Hoje tenho esta casa própria e me sinto segura, livre e feliz com a minha família”, comentou.

Durante a oficina, os participantes fizeram uma avaliação de como era a vida antes e depois de morar no Jacarandá. “Vir morar aqui foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Passei 15 anos ‘de favor’ na casa da minha sogra. Hoje tenho um lugar para viver com os meus três filhos e não abro mão daqui por nada. A oficina de educação patrimonial me ensinou a valorizar ainda mais esse bem material que é a minha casa”, disse Maria Jonéia.

Os trabalhos sociais nos loteamentos não param. No mês de outubro, os beneficiários irão receber oficinas do Sesi Cozinha Brasil. O secretário de Habitação Social, Aurélio Cruz, incentiva o trabalho social dentro dos loteamentos. “A transformação social irá surgir no meio de tudo isso como forma de erradicar a pobreza no estado. O trabalho social não vai parar, será maior a cada dia”, afirmou.