Moradores do Gregório apresentam resultados de projetos

Presidentes de associações reuniram-se com a equipe de meio ambiente para apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos, dentro das florestas, com o apoio do governo (Foto: Paula Amanda)
Presidentes de associações reuniram-se com a equipe de meio ambiente para apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos, dentro das florestas, com o apoio do governo (Foto: Paula Amanda)

Presidentes de todas as associações de produtores e moradores da Floresta Pública do Gregório participaram de um encontro com o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus, a diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Magaly Medeiros e o diretor da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), Dande Tavares, na quinta-feira, 22, na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Acuraua, em Tarauacá.

Os representantes das comunidades apresentaram os resultados dos projetos desenvolvidos dentro das florestas, com o apoio do governo do Estado e com os recursos do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa). Em contrapartida a equipe de meio ambiente firmou o compromisso de levar o manejo comunitário para dentro da floresta e ajudar os moradores a ocuparem os espaços abertos de forma cada vez mais sustentável.

“O governador Tião Viana tem um carinho muito especial por essas comunidades e por isso ele se preocupa com o sustento de todos os produtores que habitam as florestas. Com essa visão ele implantou políticas públicas que colocam o Acre e a sua população num patamar diferente de todo o país, porque o que o mundo pensa em fazer, o Acre já executa”, disse.

O produtor José Barbosa, conhecido como Zé do Beca, é presidente da Associação do Rio Gregório, uma das mais antigas da região. Somente na floresta do Rio Gregório, localizada no município de Tarauacá, moram aproximadamente 400 famílias, que conseguem produzir e manter a floresta em pé.

“Eu só tenho a agradecer ao governo. Na nossa comunidade nós temos de tudo e a gente só quer que o governador continue nos tratando com esse respeito e dedicação”, declarou o representante da comunidade.

Com o desenvolvimento das políticas públicas implantadas pelo governo do Estado e os recursos provenientes do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais, a comunidade ganhou kits de roçado, kits das casas de farinha, mudas para plantação de hortas comunitárias, bônus florestais para os produtores e mais de R$ 100 mil em recursos de crédito do Pró Acre, que foi utilizado para adquirir todo tipo de insumo necessário para produção na floresta.