Regularização

Moradores de Rio Branco comemoram a entrega de títulos definitivos

Quem participa das solenidades para entrega de títulos definitivos feitos pelo governo do Estado não imagina quanto tempo de trabalho, esforço e dedicação são necessários para beneficiar moradores de baixa renda e de áreas prioritárias, com a regularização e posse do seu direito à moradia.

Nesta quinta-feira, 29, mais 510 títulos definitivos de propriedades foram entregues pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional do Acre (Sedur), em solenidade realizada na Escola Marilda Gouveia, em Rio Branco, na presença de autoridades e dos principais beneficiados, que são moradores dos bairros João Eduardo, Floresta Sul, Novo Horizonte e Palheiral.

Ao todo, 510 famílias receberam o título definitivo de suas propriedades Foto: Jean Lopes

O secretário da pasta, Victor Bonecker, destacou o empenho de todas as instituições envolvidas para a concretização do evento, em especial as equipes de assistentes sociais, profissionais que são peças-chaves e realizam a maior parte do serviço.

“Não é só um papel, há muito trabalho por trás desse documento e quero agradecer a participação de cada instituição que nos apoiou e atuou em parceria para que pudéssemos estar aqui hoje, beneficiando moradores de baixa renda”, afirmou.

O secretário agradeceu a parceria e o empenho de todos os colaboradores Foto: Jean Lopes

O título definitivo de um imóvel fornecido pelo governo, além de agregar valor para compra ou venda da propriedade, permite a participação em programas sociais, aquisição de empréstimos, financiamentos e possibilidade para investimentos.

O trabalho de regularização começa com uma pesquisa de campo, em que as assistentes sociais vão até as áreas conhecidas como zonas de atendimento prioritário (ZAPs) e fazem o estudo de área, com coleta de informações pessoais sobre os moradores, junção de documentação que comprove a posse sobre o imóvel, solicitação junto à prefeitura e regularização em cartório. O processo pode levar anos, e é durante esse período que podem surgir problemas.

“É um trabalho minucioso, leva tempo pra juntar todas as informações necessárias e muitas vezes temos que intermediar até conflitos familiares, divórcios, divisões de propriedade. Tudo isso acaba desacelerando o processo. Esta semana mesmo tivemos um caso em que já estávamos com o título em mãos e um casal recém-separado queria que cancelássemos o documento”, explicou Patrícia Monteiro, assistente social da Sedur.

Patrícia Monteiro é assistente social da Sedur e participou de todo o processo de regularização Foto: Jean Lopes

Morador do bairro Novo Horizonte há 23 anos, Carlos Costa, de 58 anos, foi o primeiro a receber o título definitivo durante a solenidade. ” Eu estou muito feliz e grato ao nosso governador, pois há anos buscava regularizar a minha propriedade e só agora consegui ter esse documento em mãos. Pretendo agora investir, melhorar a minha casa e ter um lugar digno pra morar”, ressaltou.

Carlos Costa foi o primeiro morador a receber o título definitivo durante solenidade Foto: Jean Lopes

Raimunda de Menezes, moradora do bairro Novo Horizonte há 35 anos, mostrou-se feliz com a conquista: “Não tem outra palavra senão gratidão por esse presente que nosso governador nos deu. Faz muito tempo que esperava isso e finalmente posso dizer que a terra é minha. Quando eu me for, vai ficar de herança pros meus filhos e netos”, observou.