Moradores de áreas afetadas por enchentes têm mais riscos de contrair doenças

Não são somente as perdas materiais que atingem moradores de áreas tomadas pelas enchentes. É grande o risco de contrair doenças infectocontagiosas como a leptospirose, hepatite A, tétano, diarréia aguda, vírus e parasitas, além de febre tifóide.

Uma lista de recomendações pode evitar a contaminação por microorganismos que tendem a proliferar nas situações de alagação. Para a gerente da vigilância epidemiológica da Sesacre, Alissandra Araújo, quando não houver como evitar o contato com a água da enchente uma dessas recomendações é o uso de botas e luvas de borracha, além de tentar não manusear objetos sujos de lama.

Uma lista de recomendações pode evitar a contaminação por microorganismos que tendem a proliferar nas situações de alagação (Angela Peres/Secom)

Uma lista de recomendações pode evitar a contaminação por microorganismos que tendem a proliferar nas situações de alagação (Angela Peres/Secom)

“Sabemos que algumas pessoas não têm como comprar bota e luva, então a pessoa pode colocar dois sacos plásticos nas mãos e pés. Também é melhor não estar na água de bermuda e sim de calça, além de não deixar que as crianças brinquem nessa água”. 
A gerente recomenda ainda que alimentos e medicamentos que tenham tido contato com as águas da enchente mesmo que fechados ou embalados, sejam jogados no lixo. Como aumenta a dificuldade de encontrar água potável, a orientação é ferver a água de beber por um minuto e adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio para cada 2,5 litros de água.

Cuidados básicos – Para a limpeza da casa e dos utensílios domésticos alguns cuidados são necessários. Além de usar a proteção nas mãos e pés, na limpeza dos ambientes, é recomendável usar escova, sabão e água limpa para retirada a lama. Quanto aos utensílios domésticos, após serem lavados com água é sabão, deverão ser mergulhados por uma hora numa solução de desinfetante, composta de um copo de 200 mililitros (ml) de água sanitária e quatro copos de água. A solução também pode ser usada nos pisos, paredes, móveis e outros objetos, mas, nesse caso, a proporção da mistura é de 200 ml de água sanitária para um balde de 20 litros de água

“Alguns sintomas das doenças mais comuns que podem ser provocadas pela contaminação das águas das enchentes podem demorar até 30 dias para aparecer. É o caso da leptospirose, causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana, levando até à morte.” Os sintomas podem ser confundidos com os da gripe e a recomendação de  Alissandra Araújo é que as pessoas  fiquem atentas no caso de apresentarem febre, dor muscular, náuseas e dor de cabeça. “Nesse caso, será preciso procurar um médico imediatamente”, disse.

Cuidado com serpentes, aranhas ou escorpiões – Nas enchentes não é só a água que traz riscos à sua saúde. Animais peçonhentos como serpentes, aranhas e escorpiões são uma ameaça e você deve estar atento para prevenir picadas. Os animais peçonhentos invadem as casas, aumentando os riscos de acidentes, principalmente em áreas verdes ou próximas a matagais.

Entre com cuidado em casa e bata colchões, roupas, sapatos, toalhas. Não coloque a mão em buracos ou frestas. Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se e entre em contato com o Centro de Zoonoses ou Corpo de Bombeiros

Siga os cuidados básicos veja aqui mais orientações

Cuidados Básicos

Orientações em situações de enchentes ou enxurradas


Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter