Em Senador Guiomard

Moradores da comunidade Guarani esclarecem dúvidas sobre regularização fundiária

A política de regularização fundiária no Acre tem sido construída de maneira participativa. Na noite desta terça-feira, 27, o diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Nil Figueiredo, reuniu-se com os moradores do ramal Guarani, em Senador Guiomard, para esclarecer as dúvidas acerca da política de regularização fundiária.

150 famílias serão contempladas com a posse do título definitivo de propriedade (Foto: Keuyte Silva/Iteracre)

Na comunidade, 150 famílias serão contempladas com a posse do título definitivo de propriedade, que tem gerado mais cidadania e dignidade aos acreanos. O documento custa em média de R$ 10 mil para o proprietário. Com a política de governo, o título sai a custo zero.

Para o morador da comunidade há 25 anos, José Gonçalves Lima, 56, o momento é de conquistas. “A gente espera isso há 18 anos. Com o título na mão, podemos acessar linhas de crédito bancário, reformar as nossas casas, investir em produção, além de termos nossas terras valorizadas”, salientou.

Nil Figueiredo, diretor-presidente do Iteracre, ressaltou que “realizamos essa audiência pública para conversar com todos os moradores sobre os procedimentos, prazos e documentação exigida, pois é assim que trabalhamos: em parceria com a comunidade”.

De 2011 a março deste ano, o Estado já entregou quase 46 mil títulos definitivos nos 22 municípios acreanos. A meta é que até dezembro 60 mil famílias sejam beneficiadas com essa política pública.