120 moradias ocupam oito quadras, sendo que as duas primeiras abrigam as casas térreas conjugadas
Os moradores da Comunidade Esperança, o antigo Beco da Pista, prestaram homenagem ao governador Binho Marques em evento realizado na Paróquia Cristo Libertador, na região da Sobral. No tempo em que se chamava bairro do Beco da Pista, a Comunidade Esperança era um amontoado de casebres sofrendo com a discriminação (moradores eram obrigados a dar um outro endereço para entrega quando compravam objetos nas lojas). Hoje, está sendo transformado em um condomínio com casas e sobrados com rede de água e esgoto e projetos de inclusão social, geração de trabalho e renda. Tudo mantido pelo Governo do Estado.
Localizado no bairro da Sobral, o Beco da Pista era o retrato mais fiel da mistura de ocupação desordenada e omissão do poder público. A partir de ação do governador Binho Marques, está recebendo investimentos de cerca de R$5 milhões na construção de 24 unidades de habitação unifamiliar conjugada térrea (42 metros quadrados) e 96 unidades geminadas com dois pavimentos (43,20 m2) que substituem as palafitas ligadas por trapiches. O condomínio, cuja inauguração Binho lamentou não conseguir fazer ainda em seu governo, possui área de 12.905,27 m2 e está situado nas redondezas de um prédio abandonado onde, no governo de Vanderlei Dantas, seria implantado um hospital público. Será um condomínio fechado, construído exclusivamente para abrigar as mesmas famílias que viviam ali no tempo das palafitas. Enquanto as casas são construídas, as famílias moram de aluguel nas proximidades. O custo da locação é pago pelo Governo do Estado através do programa de Bolsa Moradia Temporária. Os moradores escolheram o lugar onde viver provisoriamente mas foram eles que definiram detalhes do projeto que resultou na Comunidade Esperança.
O velho Beco da Pista é abrigo da experiência que está sendo coordenado por quatro grandes secretarias de Estado (Seplands, Deracre, SEDDS e Sehab) e avaliado nacionalmente pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Há meses, o governador Binho Marques visitou o local acompanhado da líder comunitária Francisca Marinheiro, reuniu-se com o moradores e não prometeu nada mas firmou o compromisso de que a situação seria avaliada. "O governador realmente não prometeu nada para nós mas com seu jeito discreto, que não gosta de divulgar as coisas, trouxe nova vida para nós", agradeceu o lider comunitário Celcimar de Souza.
As 120 moradias ocupam oito quadras, sendo que as duas primeiras abrigam as casas térreas conjugadas. Assim, famílias que tiverem pessoas portadoras de necessidades especiais (idosos, cadeirantes, portadores de doenças crônicas) são os que estarão mais próximos da rua. Para estes, as casas são adaptadas com rampas e demais equipamentos de acessibilidade. As ruas do condomínio serão asfaltadas e arborizadas. Sob as árvores, bancos para descanso e lazer nos finais de tarde. A secretária de Desenvolvimento para Segurança Social, Laura Okamura, também aproveitou para agradecer ao governador. "Sinto muito orgulho de ter contribuído com este processo", disse a secretária. Para César Messias, Binho foi o grande professor de todos que participaram do governo. "O que aprendi, vou levar comigo", disse o vice-governador, também emocionado.