Monitoramento ambiental dá resultados positivos no combate ao desmatamento

Esforço contínuo de fiscalização identifica grande desmate ilegal e autua os responsáveis em quase R$ 200 mil de multa

sema_fiscalizacao_sismat_01.jpg
sema_fiscalizacao_sismat_04.jpg
sema_fiscalizacao_sismat_06.jpg

Trabalho de investigação e fiscalização resultou na apreensão de madeira ilegal e multa a proprietários (Foto: Sismat Assessoria)

Operação do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Companhia de Policiamento Ambiental acaba com extração ilegal de madeira no município de Sena Madureira. Uma exploração ilegal de 360m³ de madeira, incluindo espécies protegidas como castanheira e seringueiras, foi descoberta graças ao trabalho sem descanso das equipes de monitoramento e controle do Estado do Acre.

As cinco pessoas identificadas como responsáveis foram autuadas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre e os acampamentos onde se concentravam os desmates foram destruídos. Duas serrarias móveis, conhecidas como pica-paus, motores e outros equipamentos, bem como parte da madeira foram apreendidos e transportados pela equipe que contou com o apoio do Exército Brasileiro.

Os desmates aconteceram em 3 propriedades do Projeto de Assentamento Joatuim de Matos, no município de Sena Madureira. As árvores abatidas eram reduzidas à pranchas ainda no local da queda e carregadas com ajuda de bois para as serrarias móveis, onde já eram transformadas em peças e tábuas. A madeira beneficiada saía da mata em caminhões basculantes e furgões para dificultar o trabalho de fiscalização.

Operações como esta são valiosas ferramentas para garantir a posição de destaque do estado do Acre na lista dos protetores do meio ambiente. O respeito à legislação alia duas grandes forças: o controle e o desenvolvimento sustentável. O endurecimento da legislação nacional de meio ambiente, em sintonia clara com os problemas do aquecimento global, alia-se ao uso de tecnologias mais avançadas de fiscalização, como as imagens de satélites, por exemplo.

Todo este esforço do Governo do Acre e instituições parceiras tem atraído a atenção de outros estados e de outros países. E não apenas para os bons índices de redução do desmatamento, mas sim para o que realmente orgulha o Acre: o incrível aumento das atividades legalizadas, o que pode ser traduzido como ações de desenvolvimento sustentável. Um exemplo disso é o grande número de manejos florestais registrados no Imac, que é o jeito correto de aproveitar as riquezas da floresta, sem prejudicar o futuro das espécies, inclusive a humana.

Números da Operação:

360,15m³ de madeira
8 Autos de Infração aplicados
3 Termos de apreensão
5 responsáveis identificados
2 serrarias desmontadas
2 acampamentos destruídos
7,15m³ de madeira recuperados
R$ 196.985,00 em multas aplicadas

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter