Ministra Izabella Teixeira participará de abertura da IV Conferência de Meio Ambiente

A ministra de meio Ambiente, Izabella Teixeira, que virá ao Acre para participar da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que abordará a gestão integrada dos resíduos sólidos (Foto: cedida)

A ministra de meio Ambiente, Izabella Teixeira, que virá ao Acre para participar da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que abordará a gestão integrada dos resíduos sólidos (Foto: cedida)

A ministra de meio ambiente, Izabella Teixeira, virá ao Acre na próxima terça-feira, dia 03 de setembro, para participar da abertura da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que tratará da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. A Conferência será realizada no Teatro Universitário da UFAC, a partir das 14h, se estendo até o dia 04.

O principal tema da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O principal objetivo é substituir os lixões por aterros sanitários até 2014.

Foram realizadas 643 conferências municipais e 179 regionais em todo o país, totalizando a participação de 3.652 cidades. Durante elas, as questões locais sobre os Resíduos Sólidos serão debatidas e serão eleitos os representantes para as conferências estaduais. Também foram realizadas mais de 900 reuniões locais com levantamento de propostas relacionadas aos eixos prioritários desta quarta edição: produção e consumo sustentáveis, redução de impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental.

Convite_virtual_com_programaodhgggh

Para a Ministra, as Conferências são necessárias por promoverem um amplo debate democrático sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos e o desafio de erradicar os lixões, substituindo-os por aterros sanitários com destinação adequada. Através das Conferências, se pretende implementar modelos inovadores de gestão dos resíduos sólidos, tanto o lixo úmido quanto o lixo seco, criando ainda mecanismos de logística reversa, que envolverão não apenas a participação dos catadores, mas a responsabilidade de quem produz o resíduo, retirando-o do meio ambiente e promovendo a reciclagem ou reaproveitamento, com inclusão social, geração de emprego e desenvolvimento de tecnologias.

O Acre realizou conferências em 20 municípios do estado, com ações educativas e preparatórias naqueles onde não foi possível realizar esta etapa. Na Conferência Estadual, estarão presentes 171 delegados com as propostas dos municípios acreanos, membros da COE – Comissão Organizadora Estadual e do Conselho Nacional de Meio Ambiente que compõem, em conjunto, os delegados natos, além de convidados e demais interessados em participar dos debates.

Confira a programação. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter