MinC realiza oficina sobre Acessibilidade Cultural

Dilma Negreiros, especialista em Acessibilidade Cultural ministra a oficina (Foto: Divulgação)
Dilma Negreiros, especialista em Acessibilidade Cultural ministra a oficina (Foto: Divulgação)

O escritório Regional Norte, do Ministério da Cultura (MinC) promove uma oficina sobre o “Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural”, no dia 6 de fevereiro, às 15 horas, na Biblioteca Pública Estadual. A comunidade cultural pode participar do encontro, que será com a pedagoga Dilma Negreiros, especialista na área e produtora cultural do Ponto de Cultura Casa de Cultura Hip Hop – CIEMH², de Macaé (RJ).

A oficina pretende estimular a participação no curso com edital aberto e inscrições até o dia 28 de fevereiro. Acesse o edital.

O curso dirigido a gestores e trabalhadores da área cultural é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por intermédio do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde, do Curso de Terapia Ocupacional, e o MinC, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural. O encontro tem o apoio da Fundação Elias Mansour (FEM).

O formato do curso

A ideia é formar especialistas em acessibilidade cultural para atuar no campo das políticas culturais, orientando e aplicando conteúdos, ferramentas e tecnologias de acessibilidade que proporcionem fruição artística e cultural a partir do enfoque da deficiência.

Dilma Negreiros é da primeira turma do curso em 2013. Em sua monografia “Acessibilidade Cultural: porque, como, onde e para quem?”, ela traça uma viagem pelo panorama histórico da deficiência, passando pela cidadania cultural.

“No trabalho proponho a reflexão sobre a necessidade de promovermos a acessibilidade cultural, como fazê-la, em que locais e como ultrapassar as barreiras para realizá-la e sobre a importância de se cumprir a legislação na defesa dos direitos da pessoa com deficiência”, explica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter